Atendimento no campo clínico, prevenção da enfermidade, promoção da saúde mental e auxílio ao indivíduo no enfrentamento do sofrimento estão entre as missões dos profissionais de enfermagem. Nesta segunda-feira (15), o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) preparou a Semana da Enfermagem: saúde mental e equilíbrio para os colaboradores. O evento, que irá ocorrer até a próxima sexta-feira, 19, tem o objetivo de ressaltar o impacto desses profissionais no cuidado com o paciente e serviço de saúde.
No momento inicial, a representante do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem no Distrito Federal (Sindate-DF), Denise Tavares, parabenizou toda a enfermagem do HRSM e expressou satisfação pelo evento. “A enfermagem parte do cuidar, todos os profissionais estão na ponta atendendo o paciente e dando o melhor de si. Mais uma vez eu gostaria de parabenizar a todos pelo dia”, destacou.
Só em 2022, a especialidade de enfermagem do HRSM totalizou 10.818 atendimentos ambulatoriais. Durante o pronunciamento, o gerente geral de assistência do HRSM, Guilherme Porfírio, aproveitou para relembrar o comprometimento do deputado distrital Jorge Vianna de investir no hospital. “Recentemente ele se comprometeu a destinar uma verba para ter ação de um espaço de descontração, um espaço de descompressão para toda a equipe assistencial”, disse.
Após ressaltar a importância da criação de um espaço de descompressão para a equipe, Eliane Souza de Abreu, superintendente do HRSM e formada em enfermagem, deu continuidade ao momento. “Com muito orgulho somos enfermagem. Somos anjos, mas somos ciência também. A nossa história contada em números qualifica a nossa existência. Nós somos mais de 700 mil inscritos dentro dos conselhos, em nível de Brasil: isso é um número expressivo”, ressaltou.
Ronnyely Uirauna, gerente de Enfermagem do HRSM, parabenizou a todos. “Esta semana vamos poder estar comemorando a semana da enfermagem. Agradeço especialmente aos organizadores que não mediram esforços para acontecer esta brilhante semana”, destacou.
O encontro contou com a participação do servidor da câmara dos e enfermeiro, Marcos Wesley de Sousa Feitosa, que deu o treinamento “Enfermagem – uma força para a saúde brasileira”, além de auriculoterapia para os colaboradores, prática que oferece promoção, prevenção e tratamento em saúde por meio de estímulo terapêutico. “Promove estímulos neurofisiológicos, levando ao tratamento da ansiedade, estresse, doenças físicas e emocionais”, explicou a enfermeira do Centro de Referência em Práticas Integrativas em Saúde (Cerpis), Maria Abadia Leite.