A equipe do serviço social do setor de neonatologia do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) preparou um momento especial de autocuidado para as mães de bebês recém-nascidos nesta terça-feira, 16. A ideia da organização do encontro com direito a brindes, maquiagem, lanche e música surgiu a partir de observações realizadas pelos próprios profissionais em relação às pacientes.
“Elas não têm tempo para cuidar de si e a gente acha que foi necessário fazer um momento para elas para que se sentissem mais valorizadas, mais humanas dentro do contexto hospitalar”, disse a assistente social do HRSM, Flávia Jaiane Mendes. “É um momento especial em alusão ao dia das mães para elas”, complementou.
Em relação ao brinde e a maquiagem para as mães, as profissionais realizaram parcerias para que o momento de autocuidado se tornasse único. Com itens e acessórios de cuidado pessoal, como máscara de cabelo, shampoo, até calçados, brincos e roupas. “A equipe multiprofissional contribuiu bastante com alguns brindes específicos, inclusive, produzidos pelas próprias profissionais, como chaveirinhos. Está sendo de grande valia”, ressaltou Mendes.
Juliana Franco de Medeiros, assistente social do HRSM, aproveitou para gerar reflexão sobre o impacto serviço social no HRSM. “É uma profissão que viabiliza direitos para a população, pacientes e acompanhantes”, destacou.
Para a gerente multiprofissional do HRSM, Luciana Guimarães, o engajamento da equipe multiprofissional promove um atendimento mais humanizado para as mães da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) e Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais (UCIN). “As mães costumam ficar longo tempo hospitalizadas, acompanhando seus recém-nascidos e um evento como este tira elas dessa rotina, inseridas dentro de um ambiente fechado, para olhar um pouco para si”, finalizou.