Nesta segunda-feira (7), começou a Semana Interna de Prevenção de Acidente do Trabalho (SIPAT) do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM). Com o tema “Tecle Menos e Viva Mais”, o objetivo é promover a conscientização e o debate sobre o uso excessivo do celular no dia a dia e como isso pode fazer mal à saúde física e mental de todos, além de prejudicar a interação social com familiares, amigos e colegas de trabalho.

Organizado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), o evento ocorre em conformidade com a Norma Regulamentadora 5(NR-5) e leva uma série de palestras, treinamentos, além de espaço para coffee break e salão de beleza, oferecendo maquiagem com consultoras da Mary Kay e massagem com alguns aparelhos.
“Pensamos neste tema porque vemos que realmente as pessoas estão adoecidas, viciadas em celular o tempo inteiro. Às vezes, você está conversando com a pessoa e ela está mexendo no celular, mas é porque ela não gosta de você, porque ela não te respeita, é porque o vício já tomou conta e tomou conta de uma forma que a pessoa nem percebe isso. Por isso, observando os colaboradores no dia a dia, nós chegamos a esse tema”, explicou a presidente da CIPA, Sabrina Saraiva.

A superintendente do HRSM, Eliane Abreu, destacou na mesa de abertura o quanto a discussão e reflexão sobre o tema são importantes, e na visão dela, todos estão sendo escravos dos celulares, das redes sociais, das telas.
“Que a gente possa refletir sobre isso, que a gente possa refletir que no momento pós-pandemia a gente precisou e a gente ainda precisa aprender a ressocializar. Eu convido todos vocês a de fato mergulharem sinceramente nesta reflexão e nessa semana que foi preparada para vocês, para que juntos possamos refletir ações de melhoria para todo o hospital, para as nossas vidas pessoais, usando menos o celular, que tem nos feito de escravos”, afirmou.
Durante a abertura do evento, que ocorre nos dias 7, 8 e 9 de abril, houve a palestra sobre Prevenção de Assédio Moral e Sexual com o coordenador de Compliance do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), Eduardo Corrêa, que destacou o que é o assédio, os tipos de assédio, tanto moral quanto sexual, características, consequências e como agir ao se deparar com um caso de assédio.

“A partir das pesquisas e matérias jornalísticas, observa-se um aumento de casos de assédio no país. Diante disso, estamos reforçando as ações de combate e prevenção ao assédio aqui no Instituto, temos uma política e cartilha de combate ao assédio onde incentivamos as pessoas a conhecerem e, sobretudo, façam com que ela funcione de fato”, afirmou. Corrêa destacou que 57% do adoecimento mental dos colaboradores tem a ver com assédio, pressão e insegurança.
Danos para a saúde
Durante o evento, os participantes foram convidados a guardarem seus celulares em um saquinho que receberam com a frase: “Refúgio anti-notificação: seu WhatsApp sobreviverá sem você por algumas horas”, o que causou um certo desconforto para alguns.
O psicólogo Dalton Salles liderou a roda de conversa sobre “O uso do celular e os prejuízos para a saúde mental” e destacou que as pessoas deixaram de se comunicar por conta do uso excessivo de telas e que isso gera muitos efeitos psicológicos como: frustração, ansiedade, estresse, irritabilidade, depressão, transtornos de atenção, redução da qualidade do sono, superexposição, comparações sociais e instabilidade de humor.

“O uso excessivo de celular e redes sociais tem causado sofrimento intenso em áreas como relacionamentos interpessoais. Por isso, o contato humano é fundamental”, explicou.
Já a psiquiatra Dra. Amanda Rampinelli liderou a palestra sobre “Os danos neurológicos devido ao uso abusivo do celular” e destacou o sono de má qualidade, em que a pessoa não descansa, a redução de vínculos reais e conversas interrompidas. Segundo ela, para melhorar a saúde é necessário prezar por uma rotina saudável.
“Priorizar o corpo com o sono, exercício físico e alimentação, criar um espaço off-line durante o dia, de preferência antes de dormir, lembrar da necessidade do silêncio são formas de otimizar a saúde e reduzir o tempo com celular”, concluiu. Ao final de cada turno do evento houve coffee break e sorteio de brinde para os participantes.