O Guia Prático do Planejamento Estratégico do IgesDF foi apresentado em primeira-mão à presidente do IgesDF, Mariela Souza de Jesus, e ao vice-presidente, Cléber Sipoli da Silva, pelo superintendente de Planejamento e Qualidade, Francisco Mariani De Andrade Neto, pelo gerente Estratégico de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Edivan da Silva, e pela chefe do Núcleo de Projetos, Michely Ribeiro, na última quarta-feira, 8.
O Guia Prático do Planejamento Estratégico do IgesDF será apresentado no Workshop de Planejamento Estratégico nos dias 14 e 15 de fevereiro, e será uma ferramenta na condução dos trabalhos na seleção de integrantes para o grupo de trabalho que elaborará efetivamente o planejamento para o instituto.
Workshop – Serão realizadas oficinas, e em seguida os participantes que se destacarem em análise de dados e cenários; e busca tática para estabelecer caminhos e chegar a resultados, inovação e pensamento estratégico serão convidados à integrarem o GT.
Considerando os objetivos, as metas e os prazos. “O workshop foi construído tendo como base três pilares: inovação, conhecimento em planejamento estratégico e soft skills”, observou a chefe do Núcleo de Projetos, Michely Ribeiro. “Captará pessoas com este perfil para comporem o grupo de trabalho da criação e monitoramento do Planejamento Estratégico Quadrienal do IgesDF. Importante destacar que a escolha dos participantes estará atrelada ao perfil necessitado, não sendo avaliado capacidade técnica nem inteligência”, complementou.
Para o gerente de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Edivan da Silva, o Guia Prático do Planejamento Estratégico do IgesDF é um balizador das ações. “Nós vamos poder ter um direcionamento em relação aonde queremos chegar”, destacou. “O impacto maior será nas metas e ações que ficarão claras e evidentes para o instituto”, complementou.
Os temas do Guia Prático do Planejamento Estratégico do IgesDF são: as Definições de Planejamento Estratégico; Identidade Organizacional; Análise dos Ambientes; Ferramentas Gerenciais; Objetivos Estratégicos; Mapa Estratégico; Plano de Ação; O que é uma Meta?; e A importância do Acompanhamento.
O planejamento estratégico é cíclico e passa pelas fases de implementação, monitoramento e revisão. Em consonância com as realidades do IgesDF, é constituído por quatro fases: Identidade Organizacional (Quem somos?), Análise Ambiental (Onde e como estamos?), Objetivos Estratégicos (Aonde queremos ir? ) e Planos de Ação (Como chegar lá?).
O documento descreve o processo de planejamento do IgesDF, aborda o planejamento como um processo administrativo, detalhando a metodologia utilizada internamente. Além de direcionar a implementação desse conceito em todas as áreas da organização. “Vai possibilitar recursos e inovações de forma coordenada e compatível com a missão e princípios do instituto, compactuando com o contrato de gestão”, explicou o superintendente de Planejamento e Qualidade, Francisco Mariani de Andrade Neto.
Por fim, para a diretora-presidente do IgesDF, Mariela Souza de Jesus, o documento possibilitará maior clareza e melhor direcionamento ao estabelecer as metas, desenvolver as estratégias e definir as ações para o instituto. “O guia fornece recursos para ajudar a atingir com mais clareza as metas do instituto”, parabenizou.