A superintendência de Tecnologia da Informação e Conectividade em Saúde do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) recebeu, nesta quinta-feira (11), a visita técnica de profissionais militares, membros da divisão de TI do Hospital das Forças Armadas (HFA). Esse encontro faz parte de um acordo de cooperação técnica assinado entre as duas instituições e que prevê a troca de informações e expertises dentro de várias áreas como tecnologia, ensino e pesquisa.
O grupo foi recebido pelo Superintendente de TI, Deilton Lopes da Silva, que realizou uma demonstração de toda a infraestrutura tecnológica do IgesDF e dos principais sistemas utilizados pelas unidades do Instituto como o MV, voltado para a gestão hospitalar; o sistema Apoio, usado para gerir as compras; e o sistema de monitorização do ambiente de TI.
Outro projeto demonstrado foi o Fusion, que promove a interoperabilidade com o sistema utilizado pelas unidades da Secretaria de Saúde do DF (SES-DF). De acordo com Deilton Lopes, “também demonstramos o portal de indicadores do IgesDF, onde constam diversos painéis BI (business intelligence) de operação e gestão”. Esses painéis são utilizados para o gerenciamento de informações e visualização de dados para análise.
O portal de indicadores do IgesDF possui painéis que monitoram os números de atendimentos das Unidades de Pronto Atendimento; outro que traz informações a respeito do monitoramento da dengue; o painel de perfil epidemiológico, que fornece informações sobre a situação epidemiológica das urgências e emergências na região; dentre outros.
De acordo com o Coronel Sebastião Morais de Carvalho Júnior, Chefe da Divisão de TI do HFA, o objetivo principal desse encontro era “conhecer o trabalho desenvolvido no IgesDF e avaliar o que está sendo desenvolvido e implementado, e pensar na possibilidade dos mesmos sistemas serem adotados na unidade gerida pelas Forças Armadas.”
O Coronel Morais afirmou ainda que ficou impressionado com os diversos painéis de dados informatizados e que disponibilizam preciosas informações em tempo real para o público em geral, como o mapa de atendimento disponibilizado hoje em cada uma das UPAs do DF. “O HFA possui um painel de informações, mas é voltado ao público interno. O padrão que verificamos aqui é um referencial para ser replicado na nossa unidade”, declarou.
De acordo com o superintendente Deilton Silva, “a colaboração mútua entre IgesDF e HFA poderá auxiliar as instituições na construção de tecnologias que podem, cada vez mais, otimizar a assistência à saúde e a gestão das organizações.”