A participação inédita do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) em audiência pública da CLDF nesta segunda-feira (30/5) integra uma série de medidas adotadas pelo Instituto para dar mais transparência e acesso às informações para a população. A mais recente é a divulgação do “Relatório Anual 2022: Prestação de Contas, Atividades e Ações” (acesse aqui), que disponibiliza dados sobre a composição da prestação de contas feita mensalmente e anualmente à Secretaria de Saúde do DF (SES/DF), com explicações das metas – qualitativas e quantitativas, indicadores pactuados e avaliados, além do percentual de cumprimento da meta no período, conforme previsão contratual.
O Relatório também possibilita ao cidadão o acesso a informações sobre as 15 unidades geridas pelo IgesDF, nas mais diversas especialidades. “A performance do Instituto nessa relação de cooperação estabelecida contratualmente com a Secretaria de Saúde do DF é bem mais abrangente do que o contemplado nos indicadores e metas estabelecidas no Contrato de Gestão. Por isso, o documento apresenta um rol de ações e resultados ao longo de 2022 que demonstram como o IgesDF soma, de forma positiva, na Rede Pública do DF”, destaca o diretor presidente, Juracy Cavalcante.
Responsável pela organização e elaboração do Relatório, a Superintendência de Qualidade (SPLAQ) realizou o levantamento das informações por meio de reuniões com as áreas técnicas, que disponibilizaram relatórios setoriais referentes às respectivas atuações em 2022. “O IgesDF inova ao disponibilizar um Relatório que reúne informações importantes e de interesse público, em formato didático e acessível, referentes à prestação de contas e tantos outros dados que demonstram a proatividade do Instituto na transparência em relação ao seu funcionamento funcionamento, que não se restringe ao atendimento médico à população”, explica o Superintendente de Planejamento e Qualidade, Neto Mariani.
O Superintendente detalha ainda que, na primeira etapa do trabalho, foi realizada reunião de alinhamento junto às Diretorias, Superintendências, Gerências e demais áreas técnicas, designadas por seus gestores, para definição e detalhamento das informações que integram o Relatório. Para a composição do documento, a assessora da SPLAQ Nayane Taniguchi acrescenta que a Superintendência atuou em diferentes frentes, entre elas, o mapeamento de todas as ações realizadas pelo IgesDF publicizadas no site e na intranet durante todo o ano de 2022. Como resultado foram destacadas algumas, entre as centenas do Instituto, na Assistência; Ensino e Pesquisa; Compliance e Governança; Transparência e Ouvidoria; Auditoria; Qualidade de Vida no Trabalho; Recursos Humanos; Reconhecimento; Relações Institucionais e Humanização no Atendimento, com ações voltadas também ao colaborador. “Com o recebimento das informações, a Superintendência, juntamente com a Coordenação Estratégica da Informação, compilou as informações e adequou a linguagem técnica para uma comunicação mais acessível, além de elaborar gráficos, tabelas e quadros explicativos, elaborados pelo Núcleo de Monitoramento do Contrato de Gestão, que resultou no Relatório Anual”, complementou.
De acordo com a coordenadora Estratégica da Informação, Rianna Moraes, durante a elaboração do documento, foi identificada a necessidade de destacar, para além do trabalho desenvolvido em 2022, sob o título “IgesDF+”, o “Plano de Ações 2023: Melhoria Contínua”, que elenca resumidamente as principais ações a serem implementadas e/ou que já foram iniciadas pela nova gestão. “Queremos que o cidadão saiba, cada vez mais, sobre o Instituto, e compreenda seu papel como uma instituição que colabora com a SES/DF. Esta atuação é relevante e está em contínuo aperfeiçoamento, a fim de contribuir com a Secretaria na oferta de atendimento de qualidade à população do DF”.
Sob o mote “IgesDF 2023: Melhoria Contínua +”, pontuam-se ações de governança, a partir da implementação dos sete pilares da Governança Clínica; controle, com a implementação do Projeto de Rastreabilidade de Suprimentos; aperfeiçoamento da transparência, com a modernização do Portal do IgesDF; modernização da gestão, por meio da inovação da gestão em saúde com enfoque no desenvolvimento de processos e projetos, e utilização de metodologias como Lean Six Sigma e Programa Garantia da Receita; tecnologia, com a implementação de novas tecnologias e renovação do parque tecnológico; ensino e pesquisa, a partir da ampliação das atividades de Educação Continuada e de Pesquisa; monitoramento, com a criação da Central de Monitoramento das atividades e serviços do IgesDF em tempo real.
Entre as ações desenvolvidas, a Gerência de Planejamento e Desenvolvimento Institucional elaborou a apresentação à CLDF da última segunda-feira (30), subsidiada, majoritariamente, pelos dados do Relatório Anual. O gerente de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Edivan da Silva, conduziu os trabalhos que resultaram na apresentação na Audiência Pública. Confira aqui