O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (IgesDF), a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SESDF) e o Hospital da Criança de Brasília (HCB) protagonizaram, no dia 26 de janeiro, um encontro estratégico para discutir e fortalecer a gestão de dados das instituições.
Abdiel de Andrade, chefe da Assessoria de Transparência e Controle Social da SES/DF, ressaltou a necessidade de unir esforços para padronizar a gestão de dados dos pacientes do DF, visando uma transferência eficiente para o HCB e o Iges-DF. “O Hospital tem um papel mais restrito, que é o de lidar com crianças, então queremos juntar esforços para padronizar nossas atividades quanto aos dados delas; queremos que a transferência de dados, tanto para o HCB quanto para o Iges-DF, seja padronizado”, disse Andrade.
Durante o encontro, os participantes conheceram as instalações do HCB, incluindo o ambulatório, área de simulação realística e o centro de processamento de dados. A iniciativa visa estabelecer padrões nas atividades, fortalecendo a integração e garantindo uma abordagem mais eficaz para a saúde pública no Distrito Federal.
Além do tour pelo hospital, os visitantes se reuniram com a assessora jurídica de LGPD, Cinthia Tufaile, e o gerente de Tecnologia da Informação, Alexandre Reis, para compartilhar êxitos e desafios na gestão das informações.
Bruna Cruz, coordenadora de Governança e Proteção de Dados do Iges-DF, elogiou o HCB como referência em proteção de dados, e destacou o compromisso humanizado com os pacientes do SUS. “Vim com o objetivo de compreender como realizaram a governança para tratar os dados dos pacientes com maior segurança. Saio encantada com o atendimento humanizado e por ser do Sistema Único de Saúde (SUS).”, elogiou Bruna.
Com informações do HCB.