Hoje tem alegria? Tem, sim, senhor! Para encerrar a semana em clima de festa e criar um momento de alegria e distração, toda a equipe multidisciplinar e administrativa da Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais (UCIN) do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) se reuniu e fez uma bela festa junina nesta sexta-feira (21).
“É importante trazer esse clima festivo aqui para dentro do hospital, porque tem mães que ficam internadas com seus filhos mais de meses e é um período de muita preocupação e desgaste emocional. Além disso, esses momentos aumentam ainda mais o vínculo entre as equipes e as mães. É um momento de festa e alegria para todos”, explica a chefe de Serviço de Enfermagem da UCIN, Rosane Medeiros.
Uma mesa repleta de comidas típicas e doces da época foram colocados à disposição numa mesa com decoração impecável. Além de muita música animada que embalou a tarde e levou alegria para as mães e as profissionais da equipe.
Jaciene Rodrigues, de 34 anos, mãe de Bella, de um mês, achou a festa maravilhosa e ficou imensamente feliz com a festa junina. “Estávamos precisando de um momento assim. Estou internada aqui há um mês, só existindo para minha bebê. É bom que nos sentimos mais acolhidas e isso tira um pouco da sobrecarga emocional da gente. Excelente a iniciativa da equipe”, avalia.
Isabela Marques, de 22 anos, é mãe do Bernardo, de 20 dias de vida, e estava se sentindo muito triste nos últimos dias por ter tido uma queda na imunidade e atacado sua anemia, o que resultou na baixíssima produção de leite materno para seu bebê. Para ela, a festa junina foi super importante, pois leva alegria a todas que estão internadas.
“Achei bem legal essa festa. Eu estava bem abatida por não conseguir amamentar meu filho e toda a equipe multidisciplinar e do Banco de Leite me acolheram com o maior carinho, tentando me ajudar a passar por este momento. Agora, fazem a festinha, que tem muita comida diferente do cardápio do hospital, isso também ajuda na produção do leite. Fico feliz por estar num lugar com uma equipe tão calorosa e empática com a gente”, afirma.