
Em meio a aplausos, homenagens e muita emoção, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ceilândia I celebrou, nesta terça-feira (8), 11 anos de cuidado e acolhimento à população de Ceilândia e entorno do Distrito Federal. O evento marcou não apenas mais um ano de atuação, mas a obtenção da certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA), sendo a primeira UPA do Centro-Oeste a alcançar esse reconhecimento e o primeiro aniversário do serviço de pediatria, que ampliou o atendimento à população infantil da região.
A celebração reuniu autoridades do Governo do Distrito Federal, representantes do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IgesDF), lideranças comunitárias e profissionais da saúde que fizeram e fazem parte dessa história. Compuseram a mesa o Secretário de Saúde do DF, Juracy Cavalcante Lacerda Jr., o assessor especial do governo Dr. Dantas (representando a vice-governadora), o administrador de Ceilândia Dilson Almeida, o diretor-presidente do IgesDF, Cleber Monteiro, entre outras lideranças.

A conquista da certificação ONA foi, sem dúvida, o ponto alto da cerimônia. Para Clayton Sousa, superintendente de Qualidade e Melhoria Contínua do IgesDF, o feito foi resultado de um trabalho árduo, colaborativo e estratégico. “Escolhemos começar o processo de acreditação pela UPA de Ceilândia por entender sua relevância. É a unidade com maior volume de atendimentos, com grande impacto na comunidade. O desafio lançado foi ousado: alcançar a certificação em menos de um ano. E conseguimos. Isso mostra que, com dedicação e propósito, é possível transformar o SUS”, afirmou.
O Secretário de Saúde, Juracy Cavalcante Lacerda Jr., que estava a frente do Instituto durante o processo de Acreditação, não escondeu a emoção: “Muitos duvidaram que conseguiríamos essa acreditação. Mas eu confiei em cada um de vocês. Vocês acordam todos os dias com um propósito: cuidar de vidas. Essa conquista é coletiva, e é só o começo. Agora, o desafio é manter esse padrão e levá-lo para outras unidades”.

O que é a certificação ONA?

A certificação ONA (Organização Nacional de Acreditação) é um selo de qualidade que mostra que um hospital, uma UPA ou outra unidade de saúde cuida das pessoas com segurança, organização e responsabilidade.
Semelhante a uma medalha, a unidade recebe este reconhecimento por fazer tudo do jeito certo: com profissionais bem preparados, atendimento humanizado e um ambiente limpo, organizado e eficiente. Para conquistar essa certificação, a Instituição precisa apresentar evidências, seguir regras e estar sempre em busca de melhorias.
“Essa certificação representa um divisor de águas. Mostra que temos processos sólidos, que garantem mais segurança ao paciente e eficiência na gestão. A UPA de Ceilândia nos mostra que é possível avançar, inovar e inspirar toda a rede”, concluiu o Secretário de Saúde do DF.
Pediatria

Além do aniversário e a conquista da ONA, outro motivo para comemorar foi o serviço de pediatria, implantado há exatamente um ano, que já realizou mais de 20 mil atendimentos, oferecendo acolhimento especializado para as crianças da região.
Para celebrar teve o tradicional momento do “parabéns”, acompanhado por um bolo oferecido por comerciantes locais. O primeiro pedaço do bolo foi entregue à colaboradora Bruna Cruz, gestante e integrante da equipe de Proteção de Dados do IgesDF. Para a Gerente da unidade, Graziele Faria, ela representa o nascimento que este novo ciclo simboliza, um tempo de esperança, cuidado e futuro, valores que também traduzem a essência do IgesDF. Um gesto simples, porém repleto de significado.

Para o diretor-presidente do IgesDF, Cleber Monteiro, a UPA Ceilândia é referência no atendimento à população do Distrito Federal. “Essa unidade tem dado conta da grande demanda graças a uma equipe alinhada, aguerrida e comprometida com a entrega de um serviço de qualidade, isso é fruto do esforço diário de cada profissional. Por isso, estamos trabalhando para implementar melhorias que farão dessa UPA um modelo diferenciado de atendimento, reconhecendo o volume expressivo de pacientes e a necessidade de um cuidado ainda mais especializado”, afirmou.
Cleber Monteiro reforçou ainda que todas as iniciativas adotadas na UPA têm um foco central: beneficiar diretamente a população. “Tudo o que fazemos aqui não é para nós. É para o cidadão.”
Confira a Galeria de Fotos completa do evento:
https://www.flickr.com/photos/igesdfoficial/albums/72177720324983309/with/54439463631