A coordenação de Compliance e Governança do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IGESDF) está realizando a etapa I do programa ‘Compliance em Foco’ nas novas unidades de pronto atendimento (UPAs) do Distrito Federal. Na última quarta (9/2), a primeira fase, responsável pela apresentação do programa de Compliance do Instituto, foi realizada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Riacho Fundo II. As duas etapas seguintes consistem na visita agendada à UPA para averiguação se as ações apresentadas estão sendo praticadas pelos gestores, e a terceira etapa numa visita não agendada.
Para Mariela Souza de Jesus, Diretora Presidente Substituta do IGESDF, ética e governança corporativa andam sempre juntas, “Temos trabalhado na otimização das ações de compliance do instituto, e para isso realizando ações em todas as unidades, tanto administrativas quanto unidades de atendimento ao público. Nosso objetivo é de que haja a vigência plena de princípios éticos.” disse.
A primeira edição do Compliance em Foco foi realizada em maio de 2021, para os gestores do Hospital de Base, após o projeto-piloto ter sido executado junto aos colaboradores da Diretoria Executiva do Instituto. Na ocasião, foram apresentados os pilares do Programa de Integridade com a proposta de aprimorar as práticas de gestão na instituição, de forma contínua e progressiva.
“Estamos realizando a primeira fase do ciclo de reuniões do projeto ‘Compliance em Foco’, agora nas novas UPAs. Em breve, promoveremos a segunda etapa, que consiste numa ação de monitoramento contínuo do plano de ação proposto. Na terceira etapa promovemos visitas às unidades sem agendamento prévio. O trabalho realizado pelo Compliance tem um caráter preventivo e educativo, com o intuito de prevenir ações que possam ferir o Código de Ética e Conduta do IGESDF”, explica o coordenador de Compliance e Governança, Eduardo Corrêa, informando ainda que o projeto em si atende à Lei Distrital nº 6.112/18.
Além da apresentação, a equipe de Compliance realizou vistoria da unidade, com um checklist a fim de verificar a regularidade da UPA e eventuais necessidades de ajustes.
Corrêa promoveu uma apresentação sobre a estrutura organizacional do IGESDF. Nathália Pina, assessora de Ouvidoria e Transparência do IGESDF apresentou o sistema de Ouvidoria, o fluxo de funcionamento e a importância da mesma, “o Sistema de Ouvidoria é um termômetro para a Instituição poder, de forma mais clara, gerenciar e acompanhar as políticas públicas voltadas à saúde para atender a população” explicou.
O programa é apresentado para todos os gestores de cada unidade de atendimento do IGES-DF, sejam UPAs ou hospitais. “A capacitação realizada pelo Compliance foi muito importante para que o gestores conheçam o Programa de Integridade e compartilhem informações para a melhoria dos serviços prestados na UPA do Riacho Fundo. A visita tem um caráter preventivo e educativo a fim de nos auxiliar a desenvolver ações para a mitigação dos riscos e disseminar uma cultura de integridade” disse Pâmela Araújo, gerente da UPA Riacho Fundo II.