UPA Paranoá terá rastreabilidade de medicamentos e sistema on-line do tempo de espera em fila

UPA Paranoá terá rastreabilidade de medicamentos e sistema on-line do tempo de espera em fila

Novidade foram anunciadas durante vistoria feita pelo presidente do IgesDF, Juracy Cavalcante, com integrantes da direção do Instituto

Abnor Gondim

A Unidade de Pronto Atendimento — UPA — Paranoá será uma das prioritárias para participar do processo de rastreabilidade de medicamentos e do sistema on-line para o controle do tempo de espera em fila em toda da rede de UPAs.

Essas novidades foram anunciadas durante a vistoria realizada nessa segunda-feira (26) pelo presidente do IgesDF, Juracy Cavalcante Lacerda Júnior, à UPA Paranoá, localizada na cidade que tem o mesmo do lago artificial construído antes da inauguração de Brasília em 1960.

“Já havíamos verificado que era uma UPA que estava com inventário atualizado e que conhece um pouco da dinâmica da rastreabilidade de medicamentos”, comentou o gestor do Instituto de Gestão Estratégica em Saúde do Distrito Federal —IgesDF. “Então, a ideia de trazer a equipe aqui foi justamente para verificar pequenas nuances para a gente poder evoluir rapidamente com o projeto de rastreabilidade”, acrescentou.

Tempo de espera

Presente à visita, o superintendente de Tecnologia e Conectividade em Saúde do IgesDF, Deilton Silva, apontou que a atualização do inventário do controle da farmácia foi decisivo para a inclusão da UPA Paranoá no projeto de rastreabilidade de medicamentos e material e ainda no sistema on-line de filas.

“Com a visita à UPA Paranoá, a gente pôde identificar que a farmácia, por ter um inventário próximo, ela vai entrar agora nas próximas UPAs que receberão a rastreabilidade Mat/Med, que é de medicamentos e material [insumos hospitalares]”, explicou. “A UPA Paranoá é também uma possível UPA a receber já o projeto das filas, onde os pacientes poderão ver o tempo de espera para o seu atendimento, seja de risco ou atendimento médico”.

As UPAs são unidades de urgência e emergência para serviços de saúde de média a alta complexidade, um meio-termo entre centro de saúde e hospitais, com mais recursos do que um posto de saúde. A gravidade do risco, e não a ordem de chegada, determina a rapidez com que o paciente será atendido. Funciona diariamente 24 por dia, inclusive nos fins de semana.

Durante a visita, foram apresentados dados sobre a demanda absorvida pela UPA Paranoá, que atende a respectiva região administrativa do DF cuja população gira em torno de 60 mil habitantes. No ano passado, foram feitos 79.097 atendimentos. Em 2023 até o momento, foram registrados 44.597 atendimentos.

Ao longo da visita, a equipe da diretoria do IgesDF percorreu toda a unidade e aproveitou para conversar com profissionais de saúde e pacientes. Havia três médicos atendendo. Foi verificado que recentemente o repouso dos profissionais recebeu dois novos beliches.

Economicidade e segurança ao usuário

De acordo com o dirigente do Instituto, a experiência pioneira desenvolvida no Hospital Regional de Santa Maria — HRSM — mostrou que a rastreabilidade é um projeto importantíssimo em termos de economicidade e para a segurança do paciente.,

“Afinal, nós recebemos dinheiro público, e o projeto serve para garantir a segurança do  paciente, visto que o medicamento, a partir do momento da prescrição até a sua ministração, terá rastreabilidade. Então é um projeto que é de alta gestão para todo o  instituto e, com certeza, trará um grande ganho, tanto para o IgesDF quanto para a população”.

Na semana passada, a direção do IgesDF fez vistoria na Unidade do Riacho Fundo II. ”São muito importantes essas visitas”, destacou o diretor de Assistência à Saúde do IgesDF, Rodrigo Conti. ”Precisamos entender as dores locais, entender os processos, entender a realidade e os anseios da população”.

Também assinalou que as vistorias em campo permitem que a direção do Instituto conheça a situação de cada unidade. “A gente começa a enxergar muito próximo a assistência ao usuário para a gente poder traçar, junto com a equipe local, metas e planejamentos futuros, mas com o objetivo de melhorar a assistência ao usuário”, ressaltou.

Demanda dos colaboradores

Participou da visita também a superintendente das UPAs, Nadja Regina Carvalho. Considero de extrema importância a alta gestão vir às unidades para verificar principalmente a demanda dos colaboradores no sentido de sempre melhorar o atendimento à população”.

A gerente da UPA, Juliete Souza, elogiou a visita por permitir aos dirigentes conhecerem a problemática das unidades. “Isso serve para a gente ter uma melhoria nos nossos atendimentos junto à população, que será o mais beneficiado”, comentou.

No mesmo tom foram as declarações do coordenador médico da unidade, Túlio Cangussu a respeito da visita da diretoria do administrador das UPAs.
“Considero importantíssima a presença do presidente do IgesDF na unidade observando de perto os desafios que enfrentamos no dia a dia. Foram apresentadas propostas e projetos a serem implementados. Dentre eles, destaco a rastreabilidade de medicamentos impactando diretamente na segurança e na qualidade assistencial, já em execução no HRSM. Estou convicto de que teremos o suporte e ferramentas para desempenharmos um trabalho digno aos usuários”, avaliou.

Confira o vídeo:

Vídeo: Alessandro Praciano/IgesDF

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