Enfermeiros e técnicos receberam lembranças, participaram de coffee break e de várias atividades
Em celebração ao Dia Internacional da Enfermagem, celebrado nesta quinta-feira (12), as unidades de pronto atendimento (UPAs) estão realizando, nesta semana, uma série de atividades para os enfermeiros e técnicos de enfermagem. Entre as ações estão coffee break, avaliação nutricional, massagem, maquiagem, aula de fitdance, alongamento, sorteio de brindes, cine pipoca e distribuição de lembranças.
Em algumas unidades doram oferecidas sessões de auriculoterapia (terapia que ajuda na estimulação de pontos auricular para o tratamento dores e outros desequilíbrios) e palestras com temas como saúde mental.
A superintendente da Unidade de Atenção Pré-Hospitalar, Nadja Vieira, destacou que os profissionais da enfermagem são realmente de grande importância para o funcionamento das UPAs e, na pandemia da covid-19, estiveram atuantes na linha de frente. “Eles fizeram toda a diferença no atendimento ao paciente. São profissionais que merecem todas as homenagens. A Superintendência parabeniza os profissionais da enfermagem pelo dia e agradece pelo desempenho de todos no atendimento aos usuários de saúde das UPAs”, disse.
Janaína Vieira, 36 anos, enfermeira e gerente da UPA Sobradinho atua há quase 14 anos como enfermeira, e conta porque resolveu se dedicar à profissão. “Trabalhar na enfermagem é um processo de cuidar, então, o que mais me chamou atenção na profissão é cuidar do paciente. Assim como o técnico de enfermagem tem seus afazeres, o enfermeiro tem seu papel, eles se complementam”, disse.
“Quantas famílias sofreram com a perda de um ente na pandemia e a enfermagem estava impecável, como uma fortaleza. Eles precisavam ser fortes diante dos pacientes, e forte diante dos seus familiares, se doando para salvar vidas”, finalizou a gerente da UPA do Recanto das Emas, Patrícia Ligório.
As comemorações continuam em algumas unidades do IGESDF, como a UPA Ceilândia 2, que promoverá uma programação na próxima semana.