Teve início na terça-feira (2) a campanha anual de vacinação dos trabalhadores de saúde do Hospital de Base. A iniciativa é uma ação voluntária capitaneada pelo Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar do HBDF com o objetivo de imunizar os profissionais contra Influenza Sazonal e reforçar as doses contra a Covid-19.
“Com essa campanha esperamos alcançar o público de trabalhadores de ambos os turnos, algo por volta de seis mil colaboradores”, afirma chefe do Núcleo de Vigilância Epidemiológica do HBDF, Thaynnara Pires. Esse público reúne servidores da Secretaria de Saúde cedidos ao IgesDF, colaboradores celetistas, terceirizados, rede de voluntários do HBDF, estagiários, residentes médicos e residentes multiprofissionais, além de todos os que trabalham dentro do âmbito hospitalar.
“Com a vacinação, queremos prevenir que os nossos trabalhadores da saúde venham a sofrer morbimortalidade causada pelo vírus da Influenza Sazonal ou pelo da Covid-19”, explica Thaynnara.
Maysa Ferraz Barroso, fisioterapeuta da enfermaria do Hospital de Base optou por buscar a sua imunização já no primeiro dia da campanha. “Essa é uma excelente iniciativa pois é um incentivo, principalmente para nós, que trabalhamos dentro do âmbito hospitalar. Acho muito importante esse olhar e cuidado que o IgesDF tem com os funcionários.
A campanha acontece até o fim dessa semana e as doses estão sendo aplicadas com o auxílio de membros voluntários de diversas equipes do HBDF, dentro do espaço inativado no BRB, localizado próximo ao ambulatório. Para receber as doses de vacina o colaborador deve apresentar identidade funcional e o cartão vacinal (recomendado). O atendimento é realizado por ordem de chegada e as vacinas estarão disponíveis enquanto durar o estoque.
Orientações:
Pessoas apresentando quadro de doenças febril agudas, moderadas ou graves e/ou caso confirmado de Covid-19 e/ou Dengue: recomenda-se adiar a vacinação até a melhora do quadro com o intuito de não serem atribuídas à vacina as manifestações da doença.
A vacina influenza pode ser administrada na mesma ocasião de outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, incluindo a vacina contra a covid-19 e, também, com outros medicamentos.
Contraindicações:
Administração da vacina influenza em crianças menores de 6 meses.
Administração da vacina influenza em pessoas com história de anafilaxia grave: com história de alergia à proteína do ovo (ovoalbumina) após doses anteriores.
Serviço:
Campanha 2024: Influenza Sazonal e Covid-19 bivalente
Local: ESPAÇO INATIVADO BRB, antiga agência do Banco de Brasília no Hospital de Base.
Data: de 02/04 a 05/04
Público-Alvo: Colaboradores do Hospital de Base
OBS: Apresentar identidade funcional e o cartão vacinal (recomendado).