O Hospital de Base conta com o apoio imprescindível das equipes de voluntários, praticamente desde a sua inauguração em 1960. São serviços de assistência que funcionam dentro da instituição e que atendem pacientes que precisam de apoio, ajuda, amor e carinho. O dia 5 de dezembro celebra o Dia Internacional do Voluntário onde toda a doação de tempo e amor ao próximo ganham o merecido reconhecimento.
Todo o esforço e dedicação que profissionais como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e equipe multidisciplinar realizam aos pacientes do Hospital de Base, ganham um apoio fundamental dessas pessoas que, por muitas vezes, não ganham o destaque merecido.
Os serviços de voluntariado que funcionam hoje dentro do HBDF são a Associação de Amigos do Hospital de Base, o Serviço Auxiliar de Voluntários (SAV), a Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) e o Movimento de Apoio ao Paciente com Câncer (MAC). Todos realizam trabalhos fundamentais no amparo daqueles que mais necessitam de ajuda.
Para o diretor-presidente do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal, Juracy Cavalcante Lacerda Jr, o serviço dos voluntários do Hospital de Base é fundamental para o sucesso da unidade. “Temos muito orgulho do importante e belíssimo trabalho realizado pelos voluntários junto aos pacientes do Hospital de Base. Sua dedicação e amor são um exemplo de humanidade para todos nós”, disse.
O superintendente do HBDF, Guilherme Porfírio, ressalta o papel de cada voluntário que entrega amor e dedicação aos pacientes da unidade. “É com grande orgulho que reforçamos a importância do serviço voluntário em nosso hospital, a maior unidade de saúde do Centro-Oeste. Os voluntários são a expressão mais pura de solidariedade e humanismo, complementando nosso atendimento com empatia e dedicação. Eles transformam o ambiente hospitalar, levando conforto e esperança aos pacientes e suas famílias. Este trabalho não apenas enriquece a experiência de quem é atendido, mas também demonstra que a saúde vai além de procedimentos médicos – é sobre cuidar das pessoas. Nosso compromisso é apoiar e valorizar cada voluntário, pois juntos, fazemos a diferença na vida de milhares de pessoas”, ressaltou.
Rede Feminina de Combate ao Câncer
Larissa Bezerra, coordenadora da Rede Feminina, se emociona ao falar sobre o Hospital de Base, o qual ela chama de casa. “Estamos aqui há 28 anos, trabalhando em prol do paciente e do hospital, nos dedicando todos os dias aqui com mais de 40 projetos e somando, ajudando na manutenção e no que é possível. Minha mensagem aos profissionais do hospital é que se dediquem com muito amor e solidariedade, porque só assim nós vamos conseguir alcançar o coração de todos”, disse.
A Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) foi fundada em 07 de outubro de 1996 por Maria Thereza Simões Falcão com o compromisso de oferecer acolhimento, apoio emocional e material, além de suporte com informações para pacientes acometidos da doença.
Referência de humanização do ambiente hospitalar, os voluntários da Rede Feminina visitam os pacientes internados, acolhem aqueles que chegam ao ambulatório do Hospital de Base do DF para iniciar o tratamento, doam kits de higiene e oferecem apoio emocional, contribuindo para o enfrentamento do tratamento.
Com a missão de “Doar amor, enxugar lágrimas e provocar sorrisos”, a Rede Feminina atua no Hospital de Base atendendo à comunidade do Distrito Federal e entorno e realizando diversas benfeitorias tanto ao Hospital, arrecadando dinheiro com a venda de itens de seu já tradicional bazar, quanto aos pacientes em tratamento.
Serviço Auxiliar de Voluntários
A presidente do SAV, Maria das Graças Leocádia de Sousa, mais conhecida como Graça, lembra que o Serviço Auxiliar de Voluntário vai fazer, no próximo ano, 60 anos de existência. “O SAV nasceu quase junto com o hospital e nesse tempo todo, a cada ano que passa, a gente vê o gigante que é o Hospital de Base e o quanto ele precisa do nosso apoio. Temos muito orgulho de poder fazer parte dessa história e seguir caminhando juntos”, contou.
O Serviço Auxiliar de Voluntários (SAV), foi criado em 1965 para atender a pediatria do Hospital Distrital de Brasília, como era chamado o Hospital de Base na época. Sendo a associação voluntária mais antiga do Distrito Federal, graças à visão do Dr. Oscar Mendes Moren e ao trabalho dedicado de várias voluntárias, o SAV foi registrado em 1981.
Os serviços incluem apoio ao leito, REIKI, bazar, visitas de músicos e serviço aos pacientes da psiquiatria. O voluntariado do SAV também promove atividades ocupacionais e eventos culturais, organizam festivais e oferecem suporte material necessário à recuperação dos pacientes. A atuação inclui visitas a enfermarias e leitos, promovendo atividades que resgatem a autoestima dos pacientes e de seus acompanhantes.
A fonte de recursos do SAV ocorre principalmente por meio da venda de produtos do seu bazar beneficente permanente. O dinheiro arrecadado é usado na compra de itens que são doados para os pacientes indicados pelos assistentes sociais do HBDF.
Associação Amigos do Hospital de Base
Fundada em 28 de setembro de 1998, a Associação Amigos do Hospital de Base do Distrito Federal foi criada por antigos servidores do Hospital e por membros da sociedade. Desenvolver ações de assistência social em saúde, junto aos Usuários e Servidores do HBDF, em forma de cooperação e parceria é a missão da AAHB, e o principal objetivo é contribuir para a otimização e humanização da assistência prestada aos usuários do Hospital de Base.
Todos os recursos são provenientes de doações espontâneas, aplicadas integralmente no Hospital de Base. A Associação desenvolve ações de assistência social em saúde, cooperando e estabelecendo parcerias com servidores e usuários do HBDF. Entre as suas atividades, realiza a aquisição de materiais diversos e promove atividades de REIKI, além da Contação de Histórias para os pacientes, às terças-feiras à tarde. A Contação é realizada em dupla de voluntários, que vão às enfermarias realizando esse contato com os pacientes, em um movimento de humanização e acolhimento.
A Associação Amigos do Hospital de Base também realiza a importante tarefa de doação de equipamentos médicos e medicamentos para pacientes carentes, que recebem outros tipos de ajuda, dependendo da necessidade indicada sempre pelos assistentes sociais do HBDF.
Maria Oneide Miranda Silva, presidente da Associação Amigos do Hospital de Base, lembra que o objetivo maior é apoiar o HBDF, “não só na assistência social ao paciente carente, mas também em várias ações que apoiam a gestão, visando melhorar a assistência”. Maria Oneide se emociona ao lembrar da vivência no voluntariado. “Eu sou suspeita de falar porque eu estou aqui há 46 anos. Então o Hospital de Base se mistura com a história da minha vida, da vida de todos que trabalhamos aqui”, completou.
Movimento de Apoio aos Pacientes com Câncer
O Movimento de Apoio ao Paciente com Câncer (MAC) foi criado em 1992 por Maria Rita P. dos Santos. Registrado oficialmente em 1994, os voluntários passaram a servir café da manhã com lanches para os pacientes, e à tarde, para usuários e pacientes da oncologia do Hospital de Base.
A missão do MAC é trazer um pouco de conforto aos pacientes oncológicos e mostrar que há possibilidade de cura. Hoje, além dos lanches na oncologia e quimioterapia, são entregues kits de higiene e peças básicas de vestuário como cuecas e calcinhas para pacientes oncológicos carentes. O MAC também realiza um trabalho muito importante na distribuição de cestas básicas mensais a mais de 120 famílias cadastradas.
O Movimento de Apoio ao Paciente com Câncer ainda faz doações de passagens de ônibus e organiza festas em datas comemorativas. O MAC aceita todos os tipos de doações como roupas e itens diversos para o bazar, mantido no Hospital de Base.
A presidente do Movimento de Apoio aos Pacientes com Câncer (MAC), Lilian Rejane Müller da Silva, ressalta que é gratificante poder participar, ajudando o Hospital, a amenizar as dores dos pacientes. “Fazer parte da história, é sentir o crescimento do Hospital em relação aos tratamentos. Estamos aqui para ajudar sempre, com muito carinho, dedicação e amor! O MAC participa das atividades do Hospital há 33 anos”, disse.
Como contribuir para os serviços de voluntariado do Hospital de Base:
Para informações sobre como se tornar um voluntário ou realizar doações para os serviços de voluntariado do Base, os interessados devem entrar em contato diretamente com cada uma das associações.
Serviço Auxiliar de Voluntários:
(61) 3550-8900 Ramal 9030
(61) 99425-1178
Associação de Amigos do Hospital de Base:
61 3550-8900 ramal 9031
61 99659-0365
Rede Feminina de Combate ao Câncer:
(61) 3550-8900 Ramal: 9178 (Sala de Atendimento)
(61) 3550-8900 Ramal: 9277 (Sala de Acolhimento)
Movimento de Apoio Ao Paciente com Câncer:
(61) 3550-8900, ramal 9029
(61) 99219-3998