Em um gesto de solidariedade, profissionais de saúde da unidade de Neurologia organizaram um chá de fralda especial para a paciente Amanda Xavier, 25 anos, no jardim do Hospital de Base (HB). A ideia de fazer o evento foi da terapeuta ocupacional Karla Paixão, depois de descobrir que, devido às complicações de uma doença neurológica, a paciente não conseguiu organizar um evento para ganhar fraldas antes do parto do filho, que nasceu em 29 de março.
“Quando soube, logo pensei em promover a iniciativa no dia da alta dela”, conta a terapeuta ocupacional (TO) Karla Paixão. Aproximadamente 20 pacotes de fraldas foram entregues na sexta-feira (7/5), mesmo dia em que a paciente, que ficou cinco dias internada, recebeu alta e pôde ir para casa. Além das fraldas, a mãe recebeu um body, um sapato e produtos de higiene para o filho Pedro Xavier que, durante a internação da mãe, ficou aos cuidados do pai.
Gratidão
A surpresa foi gravada, em vídeo, pela equipe da neurologia. “Não tenho nem palavras para agradecer. Eu me senti muito acolhida aqui”, declara a paciente na gravação.
Ela recebeu alta depois de cinco dias internada no HB para tratar de uma doença chamada neuromielite óptica, que a fez perder a visão do olho direito. “Durante a internação ela apresentou uma pequena melhora, mas ainda não está curada e vai continuar o atendimento no Ambulatório”, explica a TO, Karla.
A doença surgiu depois de um mês de Amanda apresentar diagnóstico positivo para a covid-19. “Os profissionais de saúde ainda não deram certeza, mas essa cegueira pode ser uma sequela da covid-19. Estão fazendo exames para descobrir o que ocasionou e se o sintoma é reversível”, contou. Segundo ela, o carinho da equipe do HB conseguiu amenizar o sofrimento. “Eles realizara, meu sonho de ganhar um chá de fralda”, contou emocionada. Assista ao vídeo: