Com a proposta de debater ações simples que aperfeiçoam o atendimento e, ainda, elevam a segurança do paciente, o Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) promoveu uma reunião, nesta terça-feira (11), com enfermeiras das seis unidades de pronto atendimento (UPAs), localizadas em Ceilândia, Núcleo Bandeirante, São Sebastião, Samambaia, Sobradinho e Recanto das Emas.
A reunião foi realizada na UPA de Samambaia e acontece, mensalmente, desde o ano passado, nas unidades, que são administradas pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF).
Desta vez, a reunião tratou sobre a importância da higienização das mãos, bem como tratou da importância das seis metas de segurança dos pacientes, estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), sendo elas: comunicação efetiva; identificação correta do paciente; segurança de medicamentos; cirurgia segura; higienização das mãos e prevenção de lesões por pressão e quedas.
“Uma das grandes missões do Núcleo de Segurança é reforçar ações que previnem riscos ao paciente, buscando sempre melhorar o atendimento e segurança dele”, explica a chefe do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente, Eny Fernanda Alves dos Santos, ao destacar que, para isso, foram elaborados formulários e planos de ação.
A gerente da UPA de Samambaia, Regilane Alves, reforça que essa parceria entre enfermeiros e gestão traz muitos benefícios para a UPA. “Melhora cada vez mais os nossos indicadores de qualidade de atendimento e nos ajuda a reconhecer pontos que podemos melhorar”, finalizou.