Lágrimas e sorrisos marcaram as homenagens prestadas nesta quinta-feira (5) a pacientes internados do Hospital de Base (HB) em comemoração alusiva ao Dia dos Pais. As homenagens contaram com cartas escritas pelos filhos dos enfermos e lembrancinhas entregues por colaboradores e voluntários, deixando emocionados os pais, os parentes e os próprios organizadores do evento.
Foram duas ações que começaram a ser preparadas na última semana de julho. Uma delas ocorreu pela manhã no terceiro andar, na Neurocirurgia, onde houve entregas de cartas e doces. “Passamos a ligar para os filhos de cada um dos pacientes e pedir que enviassem cartas aos pais”, contou a terapeuta ocupacional Mariana de Souza, da Neurocirurgia.
Canção e emoção
Na Neurocirurgia, nutricionistas, enfermeiros, terapeutas e fisioterapeuta entraram de surpresa nos quartos dos pacientes cantando a tradicional música “Pai”, do cantor romântico Fábio Júnior.
Entre os homenageados, estava Antônio Gomes Costa, 79 anos, aposentado e pai de cinco filhos. Ele recebeu uma carinhosa carta dos filhos, que foi lida por um dos colaboradores. Costa, que cuida de ferimentos na cabeça, não conteve a emoção. “É muito bom ser reconhecido como um bom pai e saber do amor que eles sentem por mim. Isso me dá forças para lidar com a espera no hospital e a ficar bom logo”, disse o aposentado. “Não consigo expressar, em palavras, o quanto essa mensagem me deixou feliz e também com muita saudade dos meus filhos”.
Outro homenageado foi Vander José Filho, 61 anos. Ele foi surpreendido pelo filho caçula Elton Pereira da Silva, de 28 anos, que leu a carta que escreveu para homenagear o pai. Vander, que apresenta desestabilidade mental, não conteve a emoção. Não conseguia falar, mas chorou e depois sorriu, feliz. “Meu pai foi internado porque passou a falar palavras desconexas, enroladas e sem sentido”, relata Elton. “Agora estamos aguardando os resultados dos exames, mas com certeza essa homenagem acalmou o coração dele”.
Na parte da tarde, o Serviço Auxiliar de Voluntários (SAV), que atua no HB, entregou 120 lembrancinhas nos 11 andares da internação, entre os presentes estavam garrafinhas, material de higiene, e cintos. A ação contou com a parceria da banda evangélica Oásis Musicoterapia Cristã, que cantou diversas músicas religiosas pelos corredores do HB.
Severino Ferreira Gonçalves, 61 anos, pai de cinco filhos, tem câncer no abdome. Internado no dia 2 de agosto, aguarda resultados de exames para fazer a cirurgia. Gostou da homenagem, do cinto que ganhou de presente e do tratamento que recebeu no HB. “Esta é a primeira vez que precisei ser internado num hospital. Estou muito encantado com o carinho que as pessoas me tratam. É muito amor recebido”, declarou.
“Ficamos muito felizes em proporcionar esse momento de alegria e trazer mais leveza para pessoas que passam por algum tipo de sofrimento e aflição”, Marleide Dias da Costa, voluntária do SAV.
Doações para o SAV
O Serviço Auxiliar de Voluntários (SAV) desde 1960 ajuda pacientes do Hospital de Base (HB) por meio de atividades como apresentações musicais, cortes de cabelo, oficinas de artesanato e bazar de roupas usadas. O grupo recebe os mais diversos tipos de produtos, desde roupas, calçados, brinquedos e cobertores até cadeiras de rodas, andadores, bengalas e muletas. Os produtos podem ser entregues na sede do SAV, que funciona no próprio HB. Mais informações pelo telefone (61) 3322-6594.