Foi reaberta na segunda-feira (30) a Sala da Mãe Trabalhadora do Banco de Leite do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), que ficou desativada por quase quatro meses por causa da pandemia do coronavírus. O espaço, agora revitalizado, é destinado prioritariamente às colaboradoras do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (IGESDF) que estão em fase de amamentação, mas também pode ser utilizado por pacientes internadas no HRSM.
“Estamos oferecendo um ambiente digno, confortável e apropriado para que as mães possam, durante o horário de trabalho, coletar o leite e armazená-lo até terminar o expediente, quando elas poderão retirar o produtor e levar para alimentar a criança”, explicou a enfermeira Terjane Machado, chefe do Banco de Leite, durante cerimônia de reabertura da Sala da Mãe Trabalhadora, prestigiada pelo superintendente do Hospital de Santa Maria, Ubiraci Nogueira.
“A Sala da Mãe Trabalhadora é uma conquista que só foi possível graças ao comprometimento dos profissionais de saúde do Hospital de Santa Maria, que não pararam de oferecer, em nenhum momento, um serviço de qualidade e de assistência à população”, destacou Nogueira, lembrando que a reabertura do espaço marcou o encerramento das atividades do “Agosto Dourado”, mês dedicado à valorização do aleitamento materno.
Sete anos de atividades
A Sala da Mãe Trabalhadora do Santa Maria foi criada em 2014, quando recebeu certificação do Ministério da Saúde reconhecendo o espaço como “local que promove, protege e ajuda o aleitamento materno para mulher trabalhadora”, conforme escrito em placa descerrada na cerimônia de reabertura.
Localizada no primeiro andar do HRSM, a Sala da Mãe Trabalhadora tem capacidade para atender 20 mães por dia, das 7 às 19 horas, mas pode funcionar 24 horas todos os dias. O ambiente ganhou nova decoração, duas poltronas confortáveis e um freezer, onde o leite coletado é congelado e fica armazenado. Para retirar e transportar o leite armazenado, o hospital disponibiliza frascos com hidrogel, que mantêm a temperatura e a qualidade do alimento até ser consumido.
Ações do “Agosto Dourado”
O “Agosto Dourado” foi comemorado com diversas ações promovidas pelo Hospital Regional de Santa Maria por meio de parceria com a Coordenação de Saúde, Segurança e Qualidade do Trabalho (CSSQT), o Banco de Leite e o programa Humanizar.
Além da reabertura da Sala da Mãe Trabalhadora, foram realizadas atividades como palestras virtuais sobre amamentação e nutrição na gestação e uma campanha para arrecadar potes de vidro (com tampa de plástico) destinados a armazenar e distribuir leite materno.
Já foram arrecadados mais de 100 potes de vidro nas seis unidades de pronto atendimento (UPAS), no Hospital de Base, no Hospital de Santa Maria e nas sedes administrativas do IGESDF. Os recipientes, depois de esterilizados, serão entregues às mães doadoras cadastradas no Banco de Leite do HRSM.