16 de novembro é o Dia Nacional dos Estomizados, a data tem como objetivo disseminar informações para conscientizar as pessoas quanto a necessidade de combater preconceitos contra pessoas estomizadas. “Os estomas são aberturas entre o trato digestivo, respiratório ou urinário, que são utilizados como parte do tratamento de diversas doenças cirúrgicas. Normalmente, os estomas podem ser temporários e, após determinado período, são desfeitos, reestabelecendo-se o trajeto usual”, detalha o chefe do Serviço de Cirurgia Geral do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), Franklin Pereira Dos Santos.
Neste ano, o HRSM já totalizou 1.388 atendimentos a pessoas estomizadas. Ainda de acordo com Franklin, a estigmatização pode comprometer o tratamento do paciente e afastá-lo do convívio social. “Pelo fato de ser portador de um estoma, o paciente passa a ser estigmatizado erroneamente como um paciente portador de uma doença grave. Tal situação o afasta do convívio social e, muitas vezes, pode levá-lo a um quadro de depressão severa capaz de comprometer no tratamento de sua doença de base que o levou à necessidade do estoma”, alerta o médico.
Davidyson Damasceno/IgesDF
Após a realização da cirurgia, o paciente deve ser acompanhado por uma equipe especializada, que o orientará quanto aos cuidados com a pele em torno do estoma, alimentação, manutenção das bolsas coletoras e até mesmo a readaptação a um novo estilo de vida.
Desde 2016, o HRSM realizou cerca de 400 cirurgias de reconstrução intestinal. “O nosso ambulatório de estomizados é um dos mais movimentados do DF, com atuação de excelência no acompanhamento de nossos pacientes”, ressalta Franklin. No mesmo ano, com a participação e colaboração de toda a equipe de cirurgia geral do HRSM, foi reestruturado o serviço dedicado à reconstrução de trânsito intestinal. “Foram mais de 400 pacientes operados, procedentes de todas as cidades do DF e de outros estados. A dedicação de todas as equipes envolvidas, com cirurgiões, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas e demais colaboradores, têm feito a diferença nos resultados atingidos”, elogia.
Além disso, é preciso destacar o protagonismo do serviço dedicado à atenção de pessoas estomizadas do HRSM: o ambulatório de estomaterapia, que além de possuir uma sala e sanitário exclusivos, presta atendimento direto à pessoa com estomia de eliminação intestinal. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h às 17h30. Cada caso requer uma atenção específica e o acompanhamento periódico é recomendado.
Davidyson Damasceno/IgesDF
II Encontro de Pessoas Estomizadas
O evento ocorrerá de 17 a 25 de novembro no HRSM. O objetivo é dar visibilidade à pessoa estomizada e abordar o empoderamento pessoal. “Além de buscar mais conscientização, envolvimento da equipe multidisciplinar e das pessoas estomizadas, com ênfase na autonomia e autocuidado”, explica a chefe de Serviço de Enfermagem Ambulatorial, Raiane Alves Silva.
O encontro foi organizado pela equipe de enfermagem do ambulatório de estomia e pela equipe multiprofissional do HRSM. A programação contará com palestras, workshop, rodas de conversas e atividades laborais desenvolvidas com a equipe multiprofissional. “O evento ocorrerá em vários dias para ampliarmos a participação dos pacientes, pois muitos fazem quimioterapia, radioterapia, hemodiálise, entre outros acompanhamentos médicos especializados”, destaca Raiane.
Confira a programação:
17 de novembro
08h30 – Abertura: Bem-estar e reabilitação com ênfase nos cuidados cotidianos da pessoa estomizada. Terapeuta ocupacional Marianna Sousa.
10h – Coffee Break
10h30 – Alimentação da pessoa estomizada e seus mitos. Nutricionista Valéria de Oliveira e Patrícia Fabianne Silva.
13h30 – Cuidados com a pele (mitos e verdade). Enfermeira Debora Regina e Graziela Faria.
18 de novembro
08h – Rede de cuidados em saúde e intersetorial a pessoas estomizadas. Assistente social Ediléia Tibério e convidados dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras).
10h – Coffee Break
10h30 – Cuidados com a pele (mitos e verdade). Enfermeira Debora Regina e Graziela Faria.
22 de novembro
08h30 – Pessoa estomizada e atividades físicas. Fisioterapeutas Andréia Noberto e Maria Clara Henrique.
10h – Coffee Break
10h30 – Workshop Customizando o seu estoma. Enfermeira Juliana Melo.
13h30 – Alimentação da pessoa estomizada e seus mitos. Nutricionista Valéria de Oliveira e Patrícia Fabianne Silva.
15h – Coffee Break
15h30 – Workshop Customizando o seu estoma. Enfermeira Juliana Melo.
24 de novembro
08h30 – Aspectos relacionados à adesão e manutenção do tratamento, psicólogo Daniel Cavalcante.
10h – Coffee Break
10h30 – Workshop Customizando o seu estoma, enfermeira Juliana Melo.
25 de novembro
13h30 – Encerramento com a presença da presidente da Associação dos Estomizados do Distrito Federal, Ana Paula Batista, e depoimentos de pessoas estomizadas.
Confira a galeria:
Davidyson Damasceno/IgesDF