A equipe do Projeto Humanizar está preparada para oferecer um atendimento mais humanizado e inclusivo nas unidades administradas pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF). Isso porque 32 auxiliares de atendimento concluíram nesta terça-feira (6) o curso de Introdução à Libras, Língua Brasileira de Sinais, oferecido pela Escola Virtual de Governo em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap).
O curso objetiva facilitar a comunicação entre os colaboradores do Humanizar com os pacientes portadores de deficiência auditiva, que agora, por meio da Libra, poderão entender melhor as orientações e os diagnósticos médicos sobre seu estado clínico. “Eles passarão a ter informações mais claras sobre o seu diagnóstico e tratamento”, explica Larissa Miriam, gerente de Gestão do Conhecimento do Iges-DF.
O domínio da língua de sinais também irá facilitar o trabalho dos colaboradores do Humanizar, que têm a missão de recepcionar o público e prestar serviços de apoio aos profissionais de saúde nas unidades do Iges-DF. “Esse trabalho não se torna completo sem uma comunicação efetiva com o público com deficiência”, ressalta Larissa.
Curso valoriza colaborador
Para a gerente, o curso também dá mais motivação aos colaboradores, “que se sentem mais valorizados em conseguir acolher e possibilitar a comunicação de todos dentro do ambiente hospitalar”.
É esse o sentimento o auxiliar do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), Johne Silva Teles, de 26 anos. “Ser especialista e profissional habilitado em Libras é um diferencial na minha vida profissional”, garante. “É importante entender o cotidiano e as necessidades dessas pessoas, e isso faz com que eu tenha maior empatia com eles”.
Assunção e os outros 31 colaboradores do Humanizar se dedicaram a aprender Libras durante 60 horas, sempre estudando no horário de trabalho, em pequenas turmas de duas ou três pessoas e seguindo os protocolos de prevenção contra a covid-19.
Sobre o Humanizar
Criado em 19 de novembro de 2019, o projeto Humanizar segue as diretrizes estabelecidas pela Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde. A proposta é melhorar a relação entre pacientes, familiares e profissionais de saúde com acolhimento logo à porta de entrada das unidades de saúde.
Inicialmente, o projeto foi implementado no Hospital de Base, sendo depois levado para o Hospital Regional de Santa Maria e para as seis UPAs. Atualmente, o Humanizar é composto por 111 colaboradores, entre gestores, consultores, analistas e auxiliares.