SALVAR VIDAS É O NOSSO COMPROMISSO.

Filha de paciente internado doa produtos de higiene a hospitais

Bruna distribuiu 360 kits que conseguiu comprar com recursos arrecadados em campanha promovida nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Thaís Umbelino

A pandemia fez a jornalista Bruna Marques comemorar seus 40 anos de idade de uma forma original e solidária. Ela doou 360 kits de higiene pessoal para atender pacientes de baixa renda internados com covid-19 em três hospitais regionais do Distrito Federal: o de Santa Maria (HRSM), o de Ceilândia (HRC) e o de Taguatinga (HRT). Cada hospital recebeu 120 kits com sabonete líquido, enxaguante bucal e creme hidratante.

Itens de higiene entregues à equipe do Hospital de Santa Maria
Itens de higiene entregues à equipe do Hospital de Santa Maria

O gesto foi uma homenagem ao pai dela, Antônio Marques, 68 anos, vítima da covid-19 e internado em estado crítico no HRSM, hospital administrado pelo Instituto de Gestão Estratégia (Iges-DF). “Fiz essa doação em respeito a ele e a muitos pais ou mães que estão internados e precisando de ajuda”, declarou. “Queria fazer algo pelos próprios pacientes com covid-19, que, assim como o meu pai, precisam de cuidados.”

Para comprar os produtos, Bruna promoveu uma campanha em suas redes sociais. Familiares, amigos e seguidores aderiram. Em 44 horas de mobilização, ela recebeu dinheiro suficiente para comprar os produtos. O valor também deu para adquirir 40 cestas básicas, doadas a famílias carentes. “Foi gratificante fazer um pouquinho em meio a esta situação de pandemia que a gente está vivendo”, afirmou.

Retribuição vem do céu

Bruna contou que a recompensa pelo gesto chegou no mesmo dia em que ela deixou os produtos no Hospital de Santa Maria, onde o pai está internado. “Depois que entreguei os kits, esperei por um tempo no meu carro até poder retornar para receber notícias do meu pai”, relata. “Enquanto eu aguardava, caiu uma chuva forte com vento. Quando olhei para o céu, tinha um arco-íris me presenteando e enchendo meu coração de esperança.”

A natureza não parou de surpreendê-la. “Quando subi para conversar com a médica, parei na capela e vi um lindo pôr do sol”, lembra. “Senti a presença de Deus. Foi muito importante comemorar o meu aniversário dessa nova forma.”

Para a supervisora de Enfermagem da UTI Covid-19, Rayanne Lopes, os produtos chegaram em boa hora e “vão ajudar muitos pacientes que não têm condições financeiras para comprar o básico de produtos de higiene”.

Doação de luvas e máscaras

A solidariedade em forma de doações continua a chegar aos hospitais públicos. Na semana passada, o Hospital de Base (HB), também administrado pelo Iges-DF, recebeu mil luvas cirúrgicas, máscaras e 80 capotes, além de sabonetes, cremes dentais, shampoos e condicionadores.

Doações entregues ao grupo Serviço Auxiliar de Voluntários, que atua no HB
Doações entregues ao grupo Serviço Auxiliar de Voluntários, que atua no HB

Os produtos foram entregues pelo Serviço Auxiliar de Voluntários (SAV), que atua no hospital. Eles foram doados por grupos de moradores de várias cidades do DF, que preferiram não se identificar. “Eles nos procuraram para entregar produtos que podem ajudar os pacientes e as equipes do hospital”, informou Marleide Costa, voluntária do SAV.

Os produtos estão estocados na sede do SAV, ao lado do Heliponto do HB. As luvas, máscaras e capotes vão ser doados aos profissionais de saúde do hospital, enquanto os produtos de higiene serão entregues aos pacientes.

A doação de equipamentos de proteção individual (EPIs) ajuda a manter abastecido o estoque desses produtos, que são repostos periodicamente pelo Iges-DF para garantir a segurança dos profissionais da linha de frente no combate ao coronavírus.

Ainda nesta segunda-feira (5), foram contabilizados 712.182 EPIs nos estoques da Central de Armazenamento e das unidades de saúde do instituto. São máscaras, luvas, aventais, gorros, álcool 70% e outros materiais usados diariamente pelos trabalhadores.

“Estamos trabalhando para que seja constante a reposição desses EPIs, essenciais para garantir a segurança dos nossos colaboradores”, afirmou Thiago Teixeira, superintendente adjunto de Insumos e Logística do Iges.

Como ajudar o SAV

Quem quiser doar ou se tornar voluntário pode entrar em contato com o SAV pelos telefones (61) 3322-6594 ou (61) 99212-4575. Os itens mais necessários são:

• Roupas, calçados, bijuterias, brinquedos e utilidades do lar
• Toalhas de banho e de rosto, lençóis, cobertores e fronhas
• Itens de higiene e chinelos de borracha
• Máscaras cirúrgicas com elástico, luvas elásticas de procedimento, fraldas geriátricas e infantis de tamanhos variados
• Absorventes íntimos, cadeiras de rodas, andadores, bengalas e muletas

Atendimento à imprensa
Ascom/Iges-DF
(61) 3550-8810
imprensa@igesdf.org.br

Compartilhe esta notícia pelo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Nossas redes:

IGESDF | SMHS - Área Especial - Quadra 101 - Brasília - DF | CEP: 70.335-900 | CNPJ: 28.481.233/0001-72