O Dia Internacional de Cuidados Paliativos, comemorado nesta quinta-feira (21), foi festejado no Hospital de Base com uma ação solidária promovida pelos profissionais que cuidam de enfermos que precisam desse tipo de atenção. Uma área do hospital recebeu decoração especial, na qual se destacavam frases motivacionais. Nesse espaço, além de consulta médica, os pacientes recebiam lembrancinhas criadas pela própria equipe do Ambulatório de Cuidados Paliativo. Os pacientes retribuíram com sorrisos e agradecimentos.
Cuidados Paliativos, segundo definição da Organização Mundial de Saúde (OMS), “consistem na assistência promovida por uma equipe multidisciplinar, que objetiva a melhoria da qualidade de vida do paciente e seus familiares, diante de uma doença que ameace a vida, por meio da prevenção e alívio do sofrimento, da identificação precoce, avaliação impecável e tratamento de dor e demais sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais.”
Até setembro deste ano, o Serviço de Cuidados Paliativos do Hospital de Base realizou 536 atendimentos ambulatoriais, 144 a menos do que em 2020, segundo informou Patrícia Ribeiro, chefe do Serviço de Cuidados Paliativos do HBDF. Com essa ação solidária, a equipe quer superar a marca de atendimentos ambulatoriais atingida no ano passado, quando o setor atendeu 680 pacientes.