Quando se ouve falar em diabetes, é comum relacionar a doença ao açúcar. Entretanto, para se prevenir, é preciso saber que existem vários fatores a serem considerados. Com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a prevenção da doença, é comemorado hoje o Dia Mundial do Diabetes. A data de 14 de novembro foi escolhida pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1991.
O diabetes é uma doença metabólica e uma das mais comuns e prevalentes no mundo. Segundo dados da IDF, em 2021, 537 milhões de pessoas tinham diabetes no mundo. No mesmo ano, o número de mortes causadas pela doença chegou a 6,7 milhões.
O serviço de endocrinologia do Hospital de Base é referência no tratamento de diabetes do tipo I, o diabetes insulino-dependente. Foram implementadas recentemente várias ações pelo IgesDF para otimizar o tratamento do diabetes. “Com a chegada dos novos enfermeiros, criamos o ambulatório de enfermagem de diabetes, onde o profissional atende o paciente e faz um trabalho de educação em diabetes com prevenção, revisão e ensino do uso de insulinas”, detalha o chefe do serviço de Endocrinologia do HBDF, Júlio César Ferreira Júnior. “Além disso, temos acompanhamento e apoio de nutricionistas”, acrescenta.
Davidyson Damasceno/IgesDF
De acordo com o médico, a doença está diretamente associada ao sobrepeso e à obesidade. “A atividade física é primordial, quanto mais ativa for a pessoa menor risco de desenvolver diabetes. Recomendamos, no mínimo, 2h e 30 minutos de atividade física por semana”, aconselha. Ele também orienta a adoção de um estilo de vida saudável. “O ideal é optar por uma alimentação de boa qualidade, evitar açúcares em geral, doces e também as bebidas açucaradas. E ainda equilibrar a quantidade de massas e evitar os alimentos processados e ultraprocessados”, destaca.
O diagnóstico da diabetes é feito pelo exame de sangue. Quando há dúvidas, pode ser solicitada a realização do exame de curva glicêmica.
Atenção para os principais sinais da doença:
• Sede excessiva;
• Fome excessiva;
• Vontade excessiva de urinar;
• Emagrecimento sem causa aparente;
• Fraqueza;
• Desânimo.
Confira o vídeo:
Alessandro Praciano/IgesDF