A rede de saúde do Distrito Federal conta com 160 mil testes rápidos para covid-19 disponíveis para a população. O balanço foi divulgado na manhã desta quinta-feira (26) pelo secretário de Saúde, Osnei Okumoto, durante audiência pública on-line realizada pela Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). Segundo ele, os testes foram doados pelo Ministério da Saúde.
Osnei destacou, ainda, que os profissionais da rede pública começarão a receber treinamento para fazer o inquérito epidemiológico. Serão 8,5 mil testagens a serem sorteadas em todas as cidades do DF. “Ficaremos sabendo como o vírus circulou e poderá circular numa possível segunda onda do vírus”, explicou.
Segundo ele, só após essa informação é que poderá ser traçado um melhor posicionamento do DF para o ano de 2021, uma vez que o resultado do inquérito deve sair em dezembro. “É impossível fazermos projeções sem esse inquérito”, afirmou
Outro ponto destacado pelo secretário foi a inauguração do Hospital de Campanha de Ceilândia, prevista para esta sexta-feira (27). O local contará com 60 leitos, sendo 20 com suporte respiratório e 40 de enfermaria. Inicialmente, atenderá apenas pacientes com coronavírus.