A Unidade da Internação de Psiquiatria do Hospital de Base (HBDF) ganhou, nesta quarta-feira (11), dois aparelhos de televisão novos de 50 polegadas doados por instituições empresariais do Distrito Federal. Os modernos televisores serão utilizados na realização de atividades lúdicas para melhorar o tratamento terapêutico dos pacientes psiquiátricos.
A doação ao Hospital de Base foi intermediada pela primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social do DF, Mayara Noronha Rocha. Pela manhã, em cerimônia no Palácio do Buriti, ela recebeu os aparelhos (modelo 4k UHD Smart) doados por dirigentes do Sindicato do Comércio Varejista de Materiais de Construção e da Associação dos Comerciantes de Materiais da Construção Civil do DF.
À tarde, os aparelhos foram entregues na Psiquiatria do HB por Ângela Márcia Ribeiro, assessora do Gabinete da Primeira-Dama. Na entrega, ela ressaltou que Mayara Noronha tem se empenhado na revitalização da unidade, buscando parcerias no setor privado para viabilizar projetos como o paisagismo do espaço externo do setor. “Essas duas televisões representam mais um passo para melhorar o atendimento prestado pela Psiquiatria”, ressaltou Ângela.
Filmes e vídeos educativos
A enfermeira Kelly Marques Santana, que atua na unidade, explicou que os aparelhos vão ser utilizados nos horários livres para atividades recreativas dos pacientes, como o Cine Pipoca, sessão de filmes onde são servidos lanches. Eles também serão ser usados para sessões de vídeos educativos e terapêuticos, além de atividades musicais.
“Esses televisores serão de grande importância no tratamento dos pacientes, porque, durante a internação, eles precisam de atividades lúdicas e terapias que ajudam na recuperação”, acrescentou Kelly. “Com as televisões vamos ter meios interativos para reduzir a ociosidade dos pacientes”.
Sala que receberá a primeira televisão que será instalada para que os pacientes assistam filmes e façam atividadesA Psiquiatria do Hospital de Base possui 24 leitos, sendo 14 femininos e 10 masculinos. Os pacientes são assistidos por equipe de médicos psiquiatras, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, psicólogo, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais e residência multiprofissional. No local, são atendidos idosos, menores de idade e pessoas com têm comorbidades físicas ou clínicas associadas a patologias psiquiátricas.
Uma das TVs vai ficar no pátio que fica na área externa, onde os pacientes passam a maior parte do tempo