Arraiá da Unidade de Cuidados Intermediários do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM)? É verdade! Obedecendo todos os protocolos sanitários para prevenção da covid-19, a equipe da UCIN preparou um arrasta-pé especial, nesta terça-feira (22), para as mamães e bebês internados no hospital, que é administrado pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF).
O espaço foi todo decorado com bandeirinhas, balões juninos e chapéus caipiras. Também não faltaram as gostosuras típicas da época: canjica, pamonha, bolo de milho e outras delícias juninas. Teve até a Barraca do Beijo e o tradicional Correio Elegante.
Ao som de forró, um grupo de profissionais de saúde da UCIN, vestidas a caráter, animaram as 10 mães internadas na unidade. E nesse clima festivo, não podia faltar a quadrilha junina. Se não faltou animação também não faltou cuidado com a saúde. Podia dançar sem encostar. Todas juntas, mas bem separadas como recomenda o protocolo de segurança contra a covid-19.
Festa para os bebês
Os bebês também participaram do arraial. Pela manhã, eles foram levados para uma sessão de fotografia num cenário especialmente montado para os recém-nascidos. Cada bebê ganhou seu próprio traje caipira e foi fotografado em meio a artigos típicos das festas juninas (veja a galeria de fotos abaixo). Assim, foi feito o registro fotográfico da primeira festa junina da vida desses bebês.
As mães gostaram da festa. Beatriz Borges, por exemplo, conseguiu relaxar e se divertir. Com 19 anos, há 20 dias ela deu à luz a pequena Alice, que nasceu prematura. A bebê precisa ganhar peso para receber alta. A preocupação com a saúde da filha tem desgastado Beatriz. “Essa comemoração amenizou um pouco a difícil rotina da espera. Estou gostando muito do atendimento aqui, no Hospital de Santa Maria, e desse carinho da equipe”, agradeceu a mãe.
Os agradecimentos são direcionados às médicas, enfermeiras, terapeutas, fisioterapeutas e outros profissionais que atuam na UCIN. Foram eles que tiveram a iniciativa da fazer a festa, produzindo desde as comidas até as fantasias. “O nosso objetivo é aproximar ainda mais a equipe das mães e proporcionar um momento de descontração para elas nesse momento difícil de internação”, explicou a chefe da UCIN, Lorena Mendes, satisfeita com o resultado do arraial.