O IgesDF apresentou nesta terça-feira, 16, o projeto do novo centro de infusão do Hospital de Base do DF, ao deputado distrital Roosevelt Vilela, responsável pela destinação do recurso que financiará a obra. Elaborado pela equipe de arquitetura e engenharia do Instituto, o projeto prevê ampliação e unificação do espaço.
O centro de infusão do Hospital de Base, é destinado a atender pacientes ambulatoriais, ou seja, que não estão internados, mas realizam tratamentos crônicos que incluem administração de medicamentos por via endovenosa ou subcutânea. Hoje o centro funciona no HBDF de forma fragmentada, existe uma sala de administração de quimioterápicos da oncologia, uma da hematologia e outra para pacientes portadores de doenças autoimunes.
A expectativa é de que haja um aumento de 40% no número de atendimentos diários. O novo centro irá unificar todas as compartimentações que existem hoje, assim o hospital terá também um ganho de espaço físico, as áreas onde acontece as infusões serão aproveitadas para outros fins aumentando de número de consultórios e a ampliação da hemodinâmica que já está com projeto para nova máquina.
Gustavo Paiva Costa, gerente de medicina interna do HBDF, falou que a reunião foi a conclusão do trabalho que vem sendo executado pela equipe do hospital, a fim de adquirir orçamento para a realização do projeto. ” O Deputado Roosevelt abraçou o projeto “ concluiu.
Roosevelt Vivela, deputado distrital, falou da importância de ter esse espaço e que quando o projeto chegou a ele, imediatamente comprou a ideia. “ No recurso do orçamento do ano passado eu já coloquei o recurso, ele já está lá”. Afirmou o deputado.
O projeto, de autoria do arquiteto Igor Félix, tem com custo estimado de R$ 1.200.000,00 e está em fase de compatibilização, seu projeto executivo deve estar finalizado em um mês. A previsão é de que a obra seja iniciada ainda no primeiro semestre e concluída ao final deste ano.
Vera Lucia Silva, coordenadora da Rede Feminina de Combate ao Câncer, afirmou que será os olhos do deputado durante o andamento do projeto. “Irei trabalhar em conjunto com o IgesDF” afirmou. Vera, aproveitou para agradecer ao deputado o apoio à Rede Feminina, hoje a rede atende mensalmente mais de mil e trezentos pacientes com a ajuda de emenda parlamentar.
Parceria – Ao termino da reunião o parlamentar afirmou que irá conceder o Título de Cidadão Honorário de Brasília à Vera Lúcia, em reconhecimento ao trabalho e dedicação que vem desenvolvendo em prol da população do Distrito Federal, especialmente aos pacientes da Oncologia do Hospital de Base do Distrito Federal. Em 2002, Vilela financiou, por meio de emenda destinada à Rede Feminina de Combate ao Câncer, a reforma do andar da Oncologia do HBDF.
Participaram a Diretora de Inovação, ensino e pesquisa, Emanuela Ferraz, o diretor de atenção à saúde, Rodrigo Contti, a coordenadora da Rede Feminina de combate ao câncer, Vera Lucia Silva, o Gerente de medicina interna do HBDF, Gustavo Paiva Costa, e o médico oncologista do HBDF, Gabriel Clemente Pereira.