Nesta quinta-feira (4), em um momento de alegria e reconhecimento, o Hospital Cidade do Sol (HCSol) celebra sua 2.000ª alta hospitalar com uma história de reconhecimento e gratidão. O marco não foi apenas um número, mas uma celebração do cuidado e da dedicação que a equipe multidisciplinar da unidade oferece diariamente a seus pacientes.
O Hospital Cidade do Sol é uma das unidades geridas pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (IgesDF) e está sob seus cuidados desde fevereiro deste ano e já tem muitas histórias de superação e reconhecimento para contar. Como no caso da dona Sebastiana Graciano de Oliveria, de 69 anos, que ficou internada no HCSol para tratar uma pneumonia.
Em uma carta aberta, a filha Karen Keller descreve o cuidado e o carinho que a mãe recebeu, desde o momento da internação até o dia a alta, que emocionou a todos ao agradecer o atendimento prestado. “Cada enfermeira, cada médico, cada funcionário do hospital foi um anjo na vida da minha mãe. A dedicação e o carinho que cuidaram dela fizeram toda a diferença em sua recuperação”, afirma Karen Keller, filha e acompanhante de Sebastiana.
Ela relembra momentos difíceis em que o conforto e a segurança transmitidos pela equipe foram fundamentais para que sua mãe nunca perdesse a esperança. “O sorriso e a palavra amiga de cada um, a paciência para explicar os procedimentos, o apoio emocional. Tudo isso nos fez sentir acolhidos e confiantes de que estávamos no lugar certo”, relata Karen.
Flávio Amorim, gerente do Hospital Cidade do Sol, expressou seu orgulho e emoção ao ler a carta. “Agradecimentos como o de Sebastiana são a razão pela qual escolhemos essa profissão. Nossa missão é cuidar das pessoas e proporcionar a elas não apenas tratamento médico, mas também dignidade e humanidade”, afirmou.
Para a coordenadora de enfermagem do HSol, Rayanne Lopes, este marco da segunda milésima alta hospitalar e o reconhecimento representa a dedicação de toda a equipe do Hospital Cidade do Sol em proporcionar atendimento de excelência. “Cada alta é um testemunho do compromisso com a saúde e o bem-estar dos pacientes, e histórias como da dona Sebastiana reforçam o valor do cuidado humanizado”.
O Hospital Cidade do Sol que antes atendia exclusivamente a pacientes com dengue que necessitam de internação, agora recebe também pacientes com outras doenças. Atividades como musicoterapia, WI-FI Social, prontuário afetivo e fisioterapia ao ar livre, são algumas das atividades desenvolvidas para que os pacientes se sintam acolhidos.
A alta de dona Sebastiana Oliveira, celebrada como a 2.000ª do Hospital Cidade do Sol, foi um momento de grande emoção e simbolismo para todos os colaboradores. A despedida, repleta de balões e comemorações, simbolizou a vitória de dona Sebastiana e reforçou o espírito de união e gratidão que permeia na unidade.
“Que esta história inspire muitos outros a reconhecerem e valorizarem o trabalho incansável dos profissionais de saúde que, com dedicação e humanidade, transformam vidas diariamente. Ficará marcado para sempre na minha história de vida. Obrigada por fazerem a diferença em nossas vidas”, finalizou Karen.