Com uma média anual de aproximadamente 70 toneladas de lixo reciclado, o Hospital de Base (HB) celebra a Semana Nacional do Meio Ambiente, que acontece nesta semana. O serviço é feito com a ajuda de funcionários e parceiros do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF), que é o responsável pela gestão da unidade. Entre os materiais reaproveitados estão papelão, papel e plástico.
Esse trabalho acontece há mais de 18 anos no HB, por meio de uma parceria do grupo voluntário Associação dos Amigos do Hospital de Base (AAHB) e a Capital Recicláveis, responsável por buscar o lixo na unidade de saúde e fazer a reciclagem.
“A empresa passa duas vezes por semana para buscar o lixo, que depositamos diariamente em um contêiner”, explica a diretora executiva do grupo voluntário, Maria Oneide Miranda.
Segundo Oneide, em 2020, foram destinadas 72,8 toneladas para reciclagem, sendo 63,8 de papelão; 4,4 de plástico e 4,6 de outros recicláveis. A diretora da Associação dos Amigos explica que a prática já é cultural no HB. “São muitos anos tendo esse cuidado. Isso só é possível graças ao empenho e dedicação dos colaboradores e parceiros”, declarou.
Semana do Meio Ambiente
A Semana Mundial do Meio Ambiente é reconhecida pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). Em 2021, o tema é Restauração de Ecossistema. Para marcar a data, o escritório do PNUMA no Brasil está promovendo, juntamente com organizações parceiras, uma série de webinários virtuais entre os dias 7 e 11 de junho com a finalidade de discutir os diversos aspectos da restauração nos biomas brasileiros. Todos os webinários serão promovidos das 16h30 às 18h.