Há estoque de oxigênio suficiente em todas as unidades administradas pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF), segundo última atualização, realizada nesta segunda-feira (15). Entre ontem (14) e hoje (15), foram abastecidas as unidades de pronto atendimento (UPAs) do Recanto das Emas e de Samambaia. Até o fim do dia, as UPAs de Ceilândia e do Núcleo Bandeirante também receberão o insumo. As demais serão reabastecidas ainda nesta semana, até sexta (19).
“Não há risco de falta de oxigênio nos hospitais ligados ao Iges-DF, uma vez que, em média, os tanques de grande capacidade de armazenamento são abastecidos pela empresa contratada três vezes por semana”, ressaltou o superintendente operacional do instituto, Dickson Gomes. O oxigênio é garantido pela empresa IBG — Indústria Brasileira de Gases.
Mesmo diante do crescimento do número de pacientes atendidos pelas unidades, o Iges elimina qualquer risco de desabastecimento durante a segundo onda da covid-19. Atualmente, o estoque é de 70% no Hospital de Base (HB), de 60% no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) e de, pelo menos, 40% de oxigênio em cada uma das seis UPAs.
Atualmente, o consumo no Hospital de Base é de aproximadamente 4 mil metros cúbicos e, nas UPAs, de 850 metros cúbicos. Os valores representam uma autonomia de cinco a seis dias em cada unidade, sendo o fornecimento realizado a cada dois ou três dias de forma regular, conforme necessidade.