Aproximadamente 150 trabalhadores que atuam em canteiros de obras do Noroeste foram submetidos a exames de PSA, que diagnostica o câncer de próstata, durante ação do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF) nesta quinta-feira (26). Os operários também receberam orientações sobre a prevenção da doença.
A iniciativa, em parceria com o Serviço Social da Indústria da Construção Civil (Seconci-DF), integra a programação do Iges-DF em alusão à campanha nacional Novembro Azul, que alerta para a importância dos cuidados com a saúde masculina.
O exame de sangue PSA é capaz de detectar precocemente o câncer de próstata e outras condições, como hiperplasia prostática (crescimento desse órgão) e prostatite (inflamação). As amostras coletadas serão processadas no Laboratório Clínico do Hospital de Base (HB).
“Normalmente os homens não se atentam à própria saúde, por isso, é tão importante esse tipo de ação no local de trabalho deles”, ressaltou a analista do Laboratório Clínico do HB, Janaína de Paula Campos, que coordenou a iniciativa no Noroeste.
O técnico de segurança do trabalho Júlio César Sales Lima, 42 anos, foi um dos que participaram da coleta. “A maioria de nós não tem disponibilidade para ir a uma unidade de saúde fazer o exame. Esse tipo de ação social valoriza nosso trabalho”, agradeceu.
O médico do trabalho do Seconci-DF, Daniel Ronda, falou sobre os próximos passos para aqueles que detectarem alguma alteração no exame. “Os homens que apresentarem alguma doença receberão todo o atendimento necessário, graças a nossa parceria com a Secretaria de Saúde e com o Hospital de Base”, adiantou. Daniel reforçou que “quanto antes o prognóstico, mais chances de cura”.
Fotos: Davidyson Damasceno/Ascom Iges-DF