A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Sobradinho recebeu, nesta terça-feira (22), o projeto Compliance em Foco, que consiste em capacitação promovida pela equipe da Coordenação de Compliance e Governança do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IGESDF) para estimular colaboradores a seguirem uma cultura de integridade e comportamentos éticos no ambiente corporativo.
A iniciativa faz parte do Programa de Integridade do instituto, em observância à Lei Distrital nº 6.112/18, e já passou pela Diretoria Executiva do instituto, Superintendência do Hospital de Base, Superintendência de Atenção Pré-Hospitalar e UPAs de Ceilândia, Samambaia, Núcleo Bandeirante e Recanto das Emas, Sobradinho e São Sebastião.
As reuniões são focadas na liderança de cada unidade, com a finalidade de compartilhar orientações e diálogos quanto às ações de compliance desenvolvidas no Instituto. “Os gestores das unidades são os principais responsáveis por disseminar a cultura de integridade em suas equipes, sendo um pilar essencial para a efetividade do Programa de Integridade do IGESDF, em conformidade com o que dispõe a legislação”, ressaltou o coordenador de Compliance e Governança, Eduardo Corrêa.
Segundo ele, os principais pontos discutidos em cada visita são a importância do Código de Ética e Conduta e o combate ao assédio moral e sexual.
Outros temas abordados são o Programa de Integridade do IGESDF e seus pilares norteadores; o relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho e a necessidade de atenção à saúde mental dos colaboradores; o papel do gestor e a postura da liderança esperada pela instituição; o suporte da alta administração como peça chave para o sucesso do Programa de Integridade do IGESDF.
Nos encontros, também é destinado um momento específico para reflexão e diálogo sobre os principais riscos corporativos e demandas da unidade. Posteriormente, os apontamentos levantados pelos gestores serão incluídos em relatório encaminhado à Diretoria Executiva do instituto para fins de ciência e adoção de eventuais providências.