Unidade é segunda do DF a receber manutenção, bem como reposição de equipamentos e insumos
A força-tarefa para renovar completamente as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Distrito Federal chegou ao Núcleo Bandeirante. A unidade é a segunda contemplada com investimento para reverter a situação de sucateamento da saúde, após passar a integrar o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (IGESDF).
A lista de ações inclui desde medidas simples, como limpeza, até reformas estruturantes e entrega de equipamentos e conserto dos que estavam parados. O valor do investimento total de custeio está em fase de levantamento.
“Estamos trabalhando de maneira incansável e, agora, reforçamos a determinação expressa do governador Ibaneis Rocha para acelerar a reforma estrutural das UPAs”, afirmou o diretor-presidente do IGESDF, Franscisco Araújo.
Segundo ele, também está na mira da equipe a manutenção do reabastecimento célere de todos os medicamentos e insumos. Além disso, o IGESDF está reestruturando a composição de recursos humanos.
MELHORIAS – Na Upa do Núcleo Bandeirante, está em execução a adequação do sistema hidráulico com troca de torneiras, vasos sanitários, assentos, chuveiros e também do sistema elétrico com reparos em tomadas, interruptores, quadro elétrico, entre outros itens.
Para os próximos 60 dias, será feita a limpeza dos aparelhos de ar condicionado e instalação de novos do tipo inverter, que possuem maior economia de energia. Haverá a instalação de bebedouro; serviços de marcenaria, serralheria e vidraçaria.
Serão feitos, ainda, serviços de jardinagem e paisagismo e instalação de novos banners de identificação da UPA. Os pacientes poderão contar também com a reposição de enxovais e insumos.
Entre os equipamentos médicos que serão entregues estão bomba de infusão, aparelho de pressão, ventilador pulmonar e eletrocardiógrafo, além da manutenção de vários itens que estavam parados na unidade.
Outra ação foi o treinamento da equipe para manuseio e utilização de cardioversor, destinado ao tratamento arritmia. Ao longo do ano, serão elaborados outros treinamentos contemplando a maior parte das tecnologias médicas disponível nessas unidades.
FORÇA-TAREFA – As oito unidades sob gestão do IGESDF passaram por avaliação criteriosa em sua infraestrutura. São elas o Hospital de Base (HB), Hospital Regional de Santa Maria (HBDF), e as seis Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Todas receberão investimentos para atender a população com dignidade.
Na UPA de Ceilândia, a previsão inicial é de R$380 mil em todas as áreas. A unidade que era considerada a mais deteriorada recebe a revitalização da fachada e serviços de jardinagem. No interior, os usuários podem contar com a liberação de cinco banheiros que estavam interditados por falta de reparos, instalação de bebedouros, revisão dos aparelhos de ar condicionado e troca daqueles que não possuem condições de conserto.
A estrutura também já ganhou oito pontos de oxigênio e oito de ar comprimido para atender os pacientes. Outras melhorias em andamento são troca completa da manta do piso, substituição das longarinas e de exaustores danificados.
Também estão sendo consertadas as janelas e portas, além dos reparos para eliminar vazamentos da caixa d’água. Na parte elétrica, a equipe faz o conserto de tomadas, interruptores e colocação de lâmpadas led.
Texto: Ailane Silva/IGESDF