O Ministério da Saúde alterou o Plano Nacional de Imunização contra a Covid-19 e retirou professores e agentes de segurança pública dos grupos prioritários para a vacinação. Com isso, todas as secretarias estaduais de Saúde que seguirão as diretrizes nacionais em relação ao tema vão acatar as mudanças, inclusive a Secretaria de Saúde do Distrito Federal.
O plano inicial do ministério previa quatro fases de vacinação. Com a mudança para três fases, a Secretaria atualizou o documento distrital. Assim, os públicos prioritários serão:
- Trabalhadores da saúde, idosos a partir dos 75 anos e pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência (como asilos e instituições psiquiátricas)
- Pessoas de 60 a 74 anos
- Pessoas com as seguintes comorbidades: diabetes mellitus, hipertensão arterial grave, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido, anemia falciforme, câncer e obesidade grave
Ao todo, a pasta prevê vacinar 604,8 mil pessoas nas primeiras três fases da imunização no DF.
O plano do DF atualizado esclarece ainda que não deverão receber a vacina menores de 18 anos, gestantes e pessoas que apresentaram reação anafilática confirmada a qualquer componente das vacinas contra a covid-19. As contraindicações também estão previstas no plano do Ministério da Saúde.