O Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) recebeu, nesta quinta-feira (28), o Projeto Compliance Intinerante, que consiste em reuniões para capacitar os colaboradores e prestadores de serviços, bem como para disseminar o Código de Ética e Conduta do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (IGESDF). A ação foi promovida pela Coordenação de Compliance e Governança e a Coordenação de Transparência e Ouvidoria do Iges.
Na capacitação foi apresentado o Programa de Integridade do IGESDF com ênfase no Código de Ética, assédio moral e sexual, denúncias, conflitos de interesse e Ouvidoria. Os participantes foram orientados sobre o procedimento para realizar manifestações na Ouvidoria do IGESDF, bem como incentivados a denunciar possíveis condutas antiéticas.
Para o coordenador de Compliance e Governança, Eduardo Corrêa, é importante disseminar o Código de Ética, pois “trata-se de uma ferramenta orientadora das boas práticas e condutas esperadas por todos os colaboradores, servidores e prestadores de serviços do Iges”.
No encontro os participantes também tiverem a oportunidade de conhecer melhor sobre o modelo de gestão e valores do IGESDF, Lei anticorrupção do DF e a importância do atendimento ao usuário no serviço prestado pelo IGESDF.
Para a Coordenadora de Transparência e Ouvidoria, Nathália de Pina, a Ouvidoria é o canal oficial de contato entre o cidadão e a administração pública. “Essa relação é fundamental para a instituição, visto que o manifestante é que sabe exatamente onde estão os principais pontos de melhoria e, através da Ouvidoria, poderá exercer o papel de cidadão e realizar o controle social”, ressaltou.