Projeto Acolher: 179 atendimentos em 100 dias

Iniciativa tem como objetivo proporcionar o cuidado por meio de ações voltadas à saúde mental do colaborador

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Garantir a saúde mental do colaborador por meio do cuidado e acolhimento e, consequentemente, melhorar a qualidade de atendimento à população é o objetivo do “Projeto Acolher: Cuidando da Saúde Mental do Colaborador” do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF). Desde o início das ações, em julho deste ano, a iniciativa já realizou 179 atendimentos a 149 colaboradores, de todas as unidades do Instituto.

Idealizado pela Diretoria Vice-Presidência, o projeto é desenvolvido pela Coordenação de Saúde, Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho. “O próprio nome já traduz a sua finalidade: acolher o nosso colaborador, proporcionando o cuidado com a sua saúde para que ele esteja apto a atender à nossa população com zelo e de forma humanizada. Cuidamos do nosso colaborador para que ele cuide do seu ambiente de trabalho e daqueles que necessitam da assistência, e, assim, fortalecemos essa corrente do bem-estar”, enfatiza Mariela Souza de Jesus, vice-presidente do Instituto.

A médica psiquiatra Renata Rainha, autora da iniciativa, explica a importância desse acolhimento ao colaborador por meio do Acolher. “Houve um agravamento do adoecimento psíquico desde o início da pandemia de Covid-19 em contexto mundial, atingindo também os profissionais da saúde, que lidam diariamente com o enfrentamento à doença desde março do ano passado, e, também, com a sobrecarga do sistema de saúde de modo geral. Ter um espaço destinado a esse cuidado é fundamental para fazermos intervenções necessárias que garantam a saúde mental do nosso colaborador”, ressaltou Rainha.

O projeto foi lançado oficialmente no final de agosto, no Espaço Acolher do Hospital de Base, e integrou as ações do Instituto voltadas ao “Setembro Amarelo”, mês dedicado às ações de prevenção ao suicídio e de conscientização sobre os cuidados com a saúde mental.

Atualmente, além do Hospital de Base, o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) também disponibiliza espaço para atender os colaboradores de todas as unidades administradas pelo IGESDF. Nesses locais são realizados atendimentos psicológicos e psiquiátricos, além de sessões de acupuntura. Os agendamentos podem ser feitos por e-mail (projetoacolher@igesdf.org.br).

Com a organização dos dois espaços, a próxima etapa se dedicará a estender os atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), de forma itinerante e continuada, com a contratação de psicólogos que integrarão a equipe.

Oficinas de Bem-Estar

Como parte das ações do Acolher, estão abertas as inscrições para as Oficinas de Bem-Estar, que serão realizadas ao longo do mês de novembro no Hospital de Base, no HRSM e no PO700, nos dias 3, 4, 8, 18, 22 e 24. Entre os temas, estão: Reconhecimento e Sentido no Trabalho; Mal-estar e Bem-estar no Trabalho; Estresse; Ansiedade; Depressão; e Cooperação. Para se inscrever, clique aqui:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf8CeL3sWLhuDuOc17v9qrUoPcktLS2IiRQILm6-wngbQ7F9Q/viewform.

Reportagem: Nayane Taniguchi/IgesDF.

Atendimento à imprensa
Ascom/IGESDF
(61) 3550-9281
imprensa@igesdf.org.br

Compartilhe esta notícia pelo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Nossas redes:

IGESDF | SMHS - Área Especial - Quadra 101 - Brasília - DF | CEP: 70.335-900 | CNPJ: 28.481.233/0001-72

Nossas redes:

IGESDF | SMHS - Área Especial - Quadra 101 - Brasília - DF | CEP: 70.335-900 | CNPJ: 28.481.233/0001-72