Iniciativa chamada Cinema para o coração foi preparada pelo Grupo de Humanização da Cardiologia
Com direito a pipoca e suco, um trio de pacientes internadas no Hospital de Base assistiu ao filme “Minha Mãe é Uma Peça 2”, em uma sessão especial batizada de “Cinema para o Coração“, preparada pela equipe da Unidade de Cardiologia. A ação marca a estreia das atividades do Grupo de Humanização criado pelos profissionais do setor.
“O filme foi ótimo. Sorri demais, comi pipoca, tomei suco e já estou esperando pelo próximo para me divertir ainda mais”, afirmou Elsa Galdino da Silva, de 70 anos. “Estava precisando sorrir. Estou feliz”, completou, Adriana Cilene de Oliveira, 35 anos.
A terapeuta ocupacional do Grupo de Humanização, Karoline Lazzarotto, esclarece que a ideia é reduzir os impactos da hospitalização. “Nossa intenção é fazer, semanalmente, atividades que contribuam para melhorar aspectos emocionais e cognitivos dos pacientes, mudando a rotina hospitalar”, disse.
Ela garante que, se o paciente fizer alguma sugestão de atividade, a equipe fará o máximo para realizar. “Vamos discutir com a equipe de profissionais se é possível, de acordo como o perfil dos pacientes. Sabemos que eles ficam ociosos, o que pode causar um declínio emocional e até cognitivo”, finalizou.
A equipe multidisciplinar da unidade de cardiologia, onde há 43 pacientes internados atualmente, é formada por terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem e de nutrição.
Texto: Ailane Silva/Iges-DF
Fotos: Divulgação