O projeto arquitetônico e paisagístico para criar um jardim vertical na Ala da Psiquiatria do Hospital de Base (HB), bem como fazer outras ações de melhorias no espaço, foi apresentado por voluntários, nesta quarta-feira (9), no Palácio do Buriti, ao diretor-presidente do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF), Gilberto Occhi, e à primeira-dama do Distrito Federal e secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha.
A ideia de melhorar a ambiência do local, onde ficam internados 24 pacientes que precisam de assistência especializada, foi do sargento do Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF), Rômulo Rosa de Araújo, que atualmente trabalha na Casa Militar, após a mãe dele, Cleusa Ferreira de Araújo, de 72 anos, ficar internada no espaço por mais de um mês.
“É fundamental ter um ambiente humanizado, que promova o bem estar e conforto a esses pacientes. Esse será um espaço de inclusão e terapêutico”, destacou Occhi, que estava acompanhado do diretor de Atenção à Saúde do IGESDF, Jair Tabchoury, e do superintendente do Hospital de Base, Paulo Cortez.
A primeira-dama ressaltou que, a partir da apresentação do projeto arquitetônico e paisagístico, todos os esforços serão feitos para que o lugar torne-se humanizado. “A transformação do espaço vai além das mudanças físicas, já que se tornará um ambiente alegre, com cores e alegria, propiciando melhorias a todos que ali frequentam”, disse Mayara Noronha Rocha. “Estamos unidos e empenhados para prover dignidade àqueles que mais precisam”, concluiu.
Durante o encontro, foram feitos alguns apontamentos e sugeridas adaptações no projeto. Agora, será agendada uma visita ao HB para verificar as instalações e melhorias que estão em fase de análise.