Representantes do Ministério Público do DF visitam novo Centro de Infusão do Hospital de Base

Representantes do Ministério Público do DF visitam novo Centro de Infusão do Hospital de Base

Foi apresentado o planejamento estratégico para a futura ampliação dos atendimentos aos pacientes

Bruno Laganá

Representantes da 3ª Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde (Prosus) do Ministério Público do Distrito Federal e diretoria do Instituto. Crédito: Divulgação/ IgesDF

O Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), administrado pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), recebeu, nesta terça-feira (10), a visita de representantes da 3ª Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde (Prosus) do Ministério Público do Distrito Federal. O objetivo da visita era conhecer as instalações do recém inaugurado Centro de Infusão Verinha e o equipamento de Litotripsia Extracorpórea por Ondas de Choque (LECO). A visita foi acompanhada pelo diretor-presidente do IgesDF, Juracy Cavalcante Lacerda Júnior.

Ao conhecer as instalações do novo Centro de Infusão, os promotores puderam notar a qualidade da nova estrutura e o seu funcionamento. O superintendente do Hospital de Base, Guilherme Porfírio, acompanhou a visita. Os promotores puderam conversar com os pacientes da hematologia e da oncologia que já estão em tratamento. “Eles puderam verificar o espaço climatizado, amplo e em pleno funcionamento”, disse Guilherme.

Durante a visita foi apresentado o planejamento estratégico para a futura ampliação em 40% o atendimento do novo Centro de Infusão. Crédito: Alberto Ruy/ IgesDF

Já no espaço da Urologia, os representantes do MPDF puderam conhecer e tirar dúvidas a respeito do funcionamento do equipamento de LECO, considerado um grande reforço tecnológico para a capacidade assistencial. Esse aparelho possibilita a realização de tratamentos não invasivos para cálculos renais e ureterais, utilizando ondas de choque para fragmentar as pedras nos rins sem a necessidade de cortes.

Após a visita, os gestores do IgesDF e do Hospital de Base apresentaram o planejamento estratégico montado para o funcionamento do Centro de Infusão com cada etapa e as possíveis futuras ampliações de atendimento. “Mostramos o que precisa ser feito por parte do Instituto, Secretaria de Saúde, Secretaria de Mobilidade, Secretaria de Segurança e Administração do Plano Piloto para que possamos ampliar o atendimento em até 40%”, explicou Guilherme Porfírio.

O novo Centro de Infusão do HBDF foi inaugurado no dia 14 de novembro. Crédito: Alberto Ruy/ IgesDF

Segundo ele, o envolvimento desses órgãos é necessário para garantir o sucesso da ampliação e do atendimento a mais pacientes. “Imagine que o paciente vai fazer quimioterapia à noite. Ele precisa ter segurança para chegar na Rodoviária e ter um ônibus para conseguir levá-lo de volta ao seu destino, pois grande parte dos pacientes não mora no Plano Piloto, mas sim nas regiões administrativas”, lembrou.

A promotora de justiça Hiza Carina mostrou-se impressionada com o Centro de Infusão e com os planos apresentados. “A equipe do IgesDF e do HBDF apresentou um planejamento robusto, com uma capacidade de gestão bastante eficiente, então o Ministério Público ficou bastante satisfeito com o que foi apresentado”, disse. Ainda de acordo com ela, o próximo passo envolve encaixar o planejamento apresentado pelo IgesDF com o planejamento da própria Secretaria de Saúde. “A ideia é de que haja comunhão nessa estratégia, especialmente buscando maior eficiência na assistência à saúde oncológica no Distrito Federal”, completou Hiza.

O Diretor de Atenção à Saúde do IgesDF, Rodolfo Lira, afirmou que a agenda com o MP foi muito importante, pois foi possível compartilhar a nova forma com que o Instituto vem adotando para gerir a operação, contemplando um modelo que conversa com o planejamento baseado em evidências e transportando esses conceitos para a dinâmica que envolve o cuidado oncológico.

“Esse movimento certamente credencia o Instituto para que avance de modo cada vez mais robusto no que diz respeito à gestão estratégica, de modo a matriciar as outras unidades, fazendo com que a gente tenha uma proposta de cuidado e de boas práticas mais alinhadas com as expectativas do usuário SUS”, concluiu Rodolfo.

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