Evento foi realizado nesta sexta-feira (20) com a presença de gestores –
Mais de 100 gestores participaram do I Seminário de Transparência e Integridade, promovido pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF), nesta sexta-feira (20), no auditório do Hospital de Base. O evento contou com a participação do diretor-presidente do IGESDF, Francisco Araújo, do secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto, e de representantes de órgãos de controle.
Francisco Araújo ressaltou que esse seminário é um dos momentos mais importantes de 2019, porque passam por aqui recursos da ordem de R$1 bilhão para executar ações assistenciais durante todo o ano. “Por isso, temos o dever de fazer tudo da melhor maneira possível e cuidar muito bem de cada centavo que vem dos cofres públicos”.
O presidente lembrou que uma das primeiras ações realizadas, neste ano, em consonância com o bom uso dos recursos públicos, foi divulgar no site do IGESDF todos os pagamentos para prestar contas do que está sendo feito. “Todos os nossos gastos estão disponíveis no nosso site desde janeiro. A Secretaria de Saúde repassa os recursos, nós prestamos contas”, concluiu.
“Esse seminário tem o objetivo de disseminar a cultura de transparência e integridade. Esse é um caminho muito importante que estamos vivendo agora”, complementou o secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto, que recebeu um certificado de homenagem pelo comprometimento com a transparência, integridade e honestidade. Outros gestores e autoridades, como o diretor-presidente do IGESDF, também foram agraciados.
SEMINÁRIO – Promovido pela Assessoria de Compliance, o evento contou com a participação de diretores, superintendentes, gerentes e líderes do IGESDF. Ao todo, foram cinco palestras, ministradas por palestrantes que incluem representantes do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, Advocacia-Geral da União, Procuradoria-Geral do Distrito Federal e advogados, além do Presidente da Comissão de Compliance da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Distrito Federal – OAB/DF.
Os temas abordados incluíram: compliance no terceiro setor; governança, transparência e sustentabilidade; compliance e integridade, entre outros.
TRANSPARÊNCIA – O IGESDF, em obediência aos normativos que o regem, possui forte compromisso com atitudes éticas e transparentes, adotando uma postura alinhada com a identidade corporativa e composta por medidas, controles e boas práticas de governança.
Neste particular, merece destaque a aba Transparência do site do IGESDF, disponível em seu endereço eletrônico, em que são divulgados: relatórios quadrimestrais de avaliação do contrato de gestão; extratos de contratos, pagamentos realizados aos fornecedores e os salários recebidos pelos colaboradores, entre outros. Trata-se de um conjunto de ações que corroboram e reforçam a implantação de uma gestão ética no IGESDF.
Texto: Ailane Silva/IGESDF
Fotos: Davidyson Damasceno