A Diretoria de Inovação, Ensino e Pesquisa (Diep) do Instituto de Gestão de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF) está com matrículas abertas para um treinamento sobre como identificar e proceder quando um paciente apresenta hemorragia ou deficiência na coagulação do sangue. O Webinar de Coagulopatias Hereditárias é direcionado a profissionais de saúde do instituto que atuam em áreas de urgência e emergência. A inscrição é gratuita e pode ser feita até 8 de abril neste link.
O curso será transmitido em 13 de abril, das 14h às 18h, na plataforma de Ensino a Distância (Plataforma EaD) do Iges. Ele será conduzido por profissionais do Hemocentro de Brasília. As equipes do Hospital de Base (HB) e do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), bem como das seis unidades de pronto atendimento (UPAs), vão aprender a administrar corretamente o uso de pró-coagulantes (medicamento que ajuda a coagular o sangue), a identificar suas indicações de uso, além de como empregá-lo e armazená-lo.
“É de extrema importância falar sobre doenças que têm como causa sangramentos, porque os profissionais precisam identificá-las rapidamente e saber como tratá-las”, aponta a médica do Hemocentro Melina Swain. Para a diretora de Inovação, Ensino e Pesquisa, Emanuella Ferraz permite aperfeiçoar a atuação dos profissionais de saúde. “Estamos promovendo essas capacitações para que as nossas unidades garantam um atendimento eficiente e de excelência aos pacientes das unidades do Iges”, disse.
A plataforma EaD
A plataforma EAD do Iges-DF foi lançada em abril de 2020 e já conta com 3.928 inscritos, totalizando 52.853 acessos. A Diep pretende ampliar o alcance da plataforma, uma vez que os treinamentos presenciais estão suspensos por conta das medidas de distanciamento.
Serviço
Webinar de Coagulopatias Hereditárias 2021
Data: 13 de abril
Horário: das 14h às 18h
Onde: na Plataforma EaD do Iges-DF
Público-alvo: equipes das agências transfusionais/unidades de Hemoterapia e Hematologia e demais servidores envolvidos no tratamento das coagulopatias hereditárias, tais como equipes de enfermagem e médicas, principalmente do Pronto-Socorro e das uniades e terapia intensiva (UTIs), inclusive residentes e graduandos.