A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ceilândia, administrada pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF), está funcionando normalmente nesta sexta-feira (15), com equipamentos suficientes para atender aos pacientes. Até as 16h27 de hoje, 92 pessoas foram atendidas na unidade.
Mesmo durante a pandemia, a unidade de saúde atua sem restrição de atendimento. Ao todo estão disponíveis no local seis suportes de ventilação mecânica (VM) e 45 pontos de oxigênio para suprir a demanda de pacientes com insuficiência respiratória.
“Estamos sem restrição de atendimentos, tanto para os pacientes da ala verde (de medicação), quanto para os das cores amarela, laranja e vermelha”, afirmou a coordenadora de Enfermagem da UPA de Ceilândia, Thais Barbosa da Silva. “Na entrada, o atendimento conta dois médicos para classificação dos casos”, completou.
Nesta sexta, cinco médicos prestam assistência a pacientes com todos os tipos de classificação de risco — ferramenta utilizada nos serviços de urgência e emergência para avaliar e identificar os pacientes que necessitam de atendimento prioritário.
Danúbia Loyanne, de 37 anos, chegou às 13h30 na UPA de Ceilândia com dores abdominais e foi prontamente atendida. “Estou bastante satisfeita com a agilidade, devido a minha dor. Consegui resolver meu problema”, agradeceu.
A UPA de Ceilândia dispõe de 18 leitos de internação e conta com 28 profissionais de saúde, sendo 8 enfermeiros, 15 técnicos de enfermagem e 5 médicos. A unidade foi incluída na gestão do Iges em 29 de maio de 2019, assim como as demais UPAs do DF.