A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF (Secti-DF) disponibilizou um carro elétrico para os colaboradores atenderem demandas da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Samambaia, nesta sexta-feira (18), em comemoração ao aniversário de 11 anos da unidade.
“Os carros elétricos estão disponíveis em várias administrações, UPAs e Conselhos Tutelares para atender aos servidores do GDF. Com isso, esses servidores conseguem facilitar muito os serviços do dia a dia sem nenhum gasto de gasolina”, ressalta Máximo, ao informar que os carros podem ser recarregados em um eletroposto instalado na Administração Regional de Samambaia.
Mariela Souza de Jesus recebeu o carro e comemorou “O veículo elétrico será muito útil para demandas locais da UPA de Samambaia. Com certeza é uma ferramenta de otimização para os colaboradores que refletirá na melhoria do funcionamento da unidade. O GDF não tem medido esforços para fortalecer a saúde do DF, sempre fomentando ações que fortaleçam tanto a Secretaria de Saúde quanto ao IGESDF, e quem ganha é a população”, disse.
O veículo elétrico, modelo Twizy da fabricante Renault, tem autonomia de até 100 quilômetros e chega a velocidade máxima de 80 km/h. A disponibilização de veículos elétricos faz parte do projeto Vem DF (Veículo para Eletromobilidade), lançado em 2019, com o objetivo de promover a eletromobilidade no Distrito Federal com o uso compartilhado entre os servidores do GDF.
Para a gerente da UPA, Regilane Fonseca, o veículo será de grande importância para realizar processos de trabalho da UPA. “O carro vai agilizar o transporte de hemoterápicos do Hemocentro para os pacientes que precisam de transfusão de sangue e, ainda, vai auxiliar na realização de serviços administrativos ”, disse.
O projeto colabora para a eletromobilidade e a redução da emissão de dióxido de carbono, beneficiando o meio ambiente. “Fico muito feliz em celebrar mais um aniversário da UPA de Samambaia. O carro elétrico é um presente mais do que merecido, nossa equipe é maravilhosa. A pandemia tem sobrecarregado o sistema de Saúde, mas mesmo com toda dificuldade estão dando o melhor de si, superando expectativas em números de atendimento”, comemorou Gustavo Aires, administrador regional de Samambaia.