Principal papel será fazer auditoria das contratações e compras, prezando pela maior economicidade e transparência
Nesta semana, o diretor-presidente do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IGESDF), Sergio Costa, determinou a criação e imediato funcionamento de um grupo de trabalho de controle interno. A medida, que vai dar mais robustez à fiscalização interna dos processos de trabalho, terá como função principal fortalecer a correição em todas as contratações e compras do instituto.
Fazem parte do grupo representantes da Assessoria de Governança, Riscos e Compliance, Assessoria de Correição e Investigação Preliminar, Assessoria de Transparência e Ouvidoria e Assessoria de Auditoria.
“Essa equipe vai ser fundamental para fazer relatórios, recomendações, orientar as áreas sobre possíveis ajustes necessários e adotar as medidas necessárias. Eles vão fazer uma revisão detalhada de todos esses procedimentos com foco na legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência”, ressaltou o diretor-presidente.
Sergio Costa informou que a Diretoria Executiva do IGESDF já aprovou a criação de uma Controladoria do IGESDF e aguarda aprovação do Conselho de Administração. Assim, o grupo vai atuar enquanto é criado o setor que vai ser permanentemente na instituição, fazendo a fiscalização constante, fazendo ajuste ou readequação de todos os ordenamentos legais, garantindo maior segurança ao instituto.
O gestor detalhou que o instituto faz o controle interno por intermédio de áreas como Compliance e Jurídico, que acompanham solicitações de órgãos de controle externo como Ministério Público e Tribunal de Contas. Além disso, o instituto publica no site regularmente todos os processos de compras, contratações e pagamentos realizados em seu site.
“Com essa ação de correição antecipada, vamos dar mais celeridade aos nossos processos, além de continuar mantendo a comunicação e prestação de informação aos órgãos de controle externo”, finalizou Sergio Costa.