A limpeza já frequente no Edifício PO 700, sede administrativa do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF), recebeu um reforço nesta sexta-feira (26). Uma desinfecção com peróxido de hidrogênio acelerado garantiu a eliminação de bactérias e vírus em cerca de 10 minutos. O produto é recomendado pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A sanitização foi feita por seis funcionários terceirizados da empresa Apecê Serviços Gerais, responsável pela limpeza das unidades de saúde do instituto.
Passando por pisos, paredes, tetos e superfícies, a dedetização aumentou a segurança e a qualidade de trabalho dos mais de 100 colaboradores que trabalham no setor, frente à segunda onda da pandemia da covid-19.
Uma das áreas higienizadas foi a sala da Diretoria Presidencial do Iges. “Estamos trabalhando de forma bastante intensa na desinfecção de todos os nossos ambientes a fim de que colaboradores e pacientes estejam protegidos contra a covid-19”, garantiu o presidente da instituição, Gilberto Occhi.
Reforço na limpeza
A próxima área administrativa a passar pela sanitização será a do Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), na quarta-feira (31). “Não vamos medir esforços para garantir a limpeza e a segurança de todos os colaboradores do Iges”, destacou o gerente Operacional da Unidade de Apoio (Unap) do instituto, Joelmir Laesio Pessoa. A Unap também vai elaborar um cronograma para limpeza nas unidades de pronto atendimento (UPAs) nas próximas semanas.
Desde o início da pandemia, os hospitais do Iges passam por higienizações frequentes para evitar casos do novo coronavírus. Além disso, tanto o Hospital de Base quanto o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) foram contemplados com a desinfecção das áreas administrativas, da área do entorno de atendimento ao público e da área de atendimento a pacientes com síndromes respiratórias.
“Essa limpeza diária ajuda na remoção de sujeiras e na desinfecção de superfícies e equipamentos, para evitar a proliferação do vírus”, ressalta Joelmir.