Gerido pelo Instituto de Gestão Estratégica do Distrito Federal (IGESDF), o Hospital de Base é uma potencial unidade para se tornar um case de sucesso para a companhia holandesa Wolters Kluwer Health. A empresa foi contratada para oferecer suporte para as decisões médicas, a demais profissionais e residentes da área da saúde, através da plataforma UpToDate.
No caso do Hospital de Base, em aproximadamente oito meses de uso do recurso, acessado de computadores e celulares online, a unidade passou a ocupar o 51º lugar em um ranking de 300 hospitais no Brasil que mais acessam a ferramenta, com cerca de três mil registros mensais, principalmente feitos por médicos da equipe e residentes.
Em razão disso, o Base recebeu a visita de Dave Patnaik, vice-presidente da Health da Wolters Kluwe, acompanhado da gerente de contas, Ghizella Lutz, e da diretora de Estratégia de Mercado Emergente, Natália Cabrini. Eles vieram conhecer como funciona a estrutura e o setor público.
EXCELÊNCIA – “Nossos profissionais têm acesso a informações atualizadas e, com isso, os tratamentos ofertados aos pacientes têm o mesmo nível de excelência daqueles oferecidos em outros hospitais de referência no Brasil e no mundo, com a melhor evidência científica disponível”, resumiu o gerente da Escola-Base de Saúde Pública do IGESDF, Laércio Luz.
A gerente de contas, Ghizella Lutz, explicou que o recurso é utilizado no DF por hospitais como a rede Sarah Kubitschek e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), gestora do Hospital Universitário de Brasília. No país, mais de 40 escolas de medicina também já usam o serviço há 10 anos, entre elas, algumas públicas, como a Universidade de Campinas (Unicamp).
“Nossa base de dados é uma ferramenta conceituada e de credibilidade, que conta com informações de 26 especialidades médicas, atualizadas frequentemente por um corpo clínico de médicos do mundo inteiro. São 6,9 mil colaboradores que precisam ter título acadêmico de doutor e estejam atuando na área”, esclareceu Lutz.
A diretora Natália Cabrini explicou que o objetivo da empresa é fazer com que os hospitais operem com o menor número de erros possível e ofereçam o melhor tratamento, possibilitando menos reinternações. “Essa base de dados contribui para que o atendimento seja de excelência e para que os profissionais se atualizem constantemente. O resultado disso é uma melhor qualidade com redução de custos”, ressaltou.
FERRAMENTA – O recurso pode ser acessado de terminais de computadores do Hospital de Base e, ainda, de celulares. Os médicos autores, editores e revisores são reconhecidos mundialmente e usam processo editorial rigoroso para sintetizar as informações médicas mais recentes em recomendações confiáveis e baseadas em evidências para aprimorar o atendimento de pacientes e a qualidade.
É possível, ainda, consultar informações sobre interações entre medicamentos e entre medicamentos e ervas com o programa do UpToDate, em parceria com a Lexicomp.
Ailane Silva, da Agência Saúde
Fonte: Agência Saúde