IGESDF inicia capacitação de gestores para novo modelo de administração


26/02/2019 - 15h48

O Instituto de Gestão Estratégica do Distrito Federal (IGESDF) iniciou, nesta terça-feira (26), a capacitação dos gestores das seis Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e dos hospitais de Santa Maria e Base, com foco na expansão do novo modelo de gestão administrativa, uma das prioridades do governo para melhorar a saúde pública do DF.

O início do curso, no Hospital de Base, foi acompanhado pelo diretor-presidente do IGESDF, Francisco Araújo, pela vice-presidente, Dulcilene Xavier, e pelo secretário de Saúde, Osnei Okumoto.

“As pessoas precisam acreditar novamente que é possível melhorar a saúde pública do DF.  Por isso, estamos reafirmando o compromisso com o fortalecimento da política de atenção terciária. Estamos trabalhando sério, respeitando cada centavo que sai dos cofres públicos do Distrito Federal”, disse Francisco Araújo, ao enfatizar que o curso é de grande importância para a mudança que ocorrerá nas unidades.

“Melhorar a saúde pública é uma luta que temos pela frente e o Instituto de Gestão Estratégica é um caminho importante para respostas imediatas de melhoria da saúde no DF”, reforçou o secretário.

CAPACITAÇÃO – O treinamento, denominado Programa de Capacitação Estratégica, é conduzido em parceria com a Fundação Dom Cabral para o desenvolvimento de competências organizacionais e transversais, ligadas à gestão estratégica e visão sistêmica.

Ao todo, 42 profissionais da superintendência, da direção, da gerência e da supervisão participam do evento, com término nesta quarta-feira (27). São 16 horas de duração.

“Esse conteúdo está ligada ao planejamento, o que é muito importante, porque envolve as capacidades estratégicas e organizacionais visando à ampliação do novo modelo, por isso, estamos com a presença maciça de participantes das Upas e de Santa Maria”, ressaltou a gerente de Desenvolvimento Humano, Valda Cesar.

Segundo ela, outras capacitações já foram realizadas em parceria com a fundação Dom Cabral para formar outra turma de líderes. Posteriormente, novas turmas serão abertas para formação de competências de liderança.

ENTENDA – O Instituto de Gestão Estratégica do Distrito Federal (IGESDF) é resultado da ampliação do modelo Instituto Hospital de Base (IHBDF), que foi criado pela Lei 5.899 de 03/07/2017.  A mudança permitiu ao instituto uma gestão moderna, baseada em resultados, com metas e indicadores de qualidade, que permitem manter o abastecimento de insumos, a manutenção de equipamentos, além da reposição rápida da força de trabalho necessária ao funcionamento do maior hospital do DF.

Em razão dos resultados positivos, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, enviou à Câmara Legislativa do Distrito Federal o projeto de lei Nº 1/2019, votado e aprovado em 24 de janeiro de 2019 para contemplar mais estruturas.  O texto, conforme sancionado na Lei Nº 6.270, de 30 de janeiro de 2019, ampliou o modelo IHB para o Hospital Regional de Santa Maria e para as seis Unidades de Pronto Atendimento  (UPAs) do DF. Com isso, o modelo passou a se chamar Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF).

Em 20 de fevereiro de 2019, foi publicado o decreto Nº 39.674, de 19 de fevereiro de 2019, com a regulamentação.  As estruturas que fazem parte do IGESDF não deixaram de ser 100% públicas, nem de fazer parte da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal.

Texto: Ailane Silva, do IGESDF

Fotos: Lúcio Távora/IGESDF