A Coordenação de Compliance e Governança do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF) se reuniu, nesta segunda-feira (9), com os gestores de Enfermagem do Hospital de Base (HB) para apresentar-lhes o Código de Ética e Conduta e norteá-los sobre as normas e condutas estabelecidas pela instituição no ambiente corporativo. A ação, que faz parte do projeto Compliance em Foco, também objetivou compartilhar orientações e expectativas quanto às ações de integridade e comportamentos éticos nas unidades do IGESDF.
O encontro, que seguiu todas as medidas de prevenção à covid-19, apresentou os pilares do Programa de Integridade do IGESDF, conjunto de mecanismos de controle interno, gestão de riscos e auditoria que tem como objetivo garantir a atuação íntegra e minimizar possíveis riscos corporativos. O superintendente do HB, Paulo Cortez, destacou a importância da iniciativa. “É fundamental que a gente tenha esse norte de conduta e de ação pela instituição para saber o caminho correto a seguir”, ressaltou Cortez, que esteve acompanhado pela gerente de Enfermagem do HB, Thais Ribeiro.
A reunião foi conduzida pelo coordenador de Compliance e Governança, Eduardo Corrêa, que esteve acompanhado pela coordenadora de Transparência, Nathália de Pina, e pela analista de Compliance, Raiana Falcão. A equipe abordou questões relacionadas a temas como o Código de Ética e Conduta, assédio moral e sexual e a importância do registro de irregularidades por meio do Canal de Denúncias e da Ouvidoria do DF.
“Os gestores das unidades são os principais responsáveis por disseminar a cultura de integridade em suas equipes, sendo um pilar essencial para a efetividade do Programa de Integridade do IGESDF”, destacou Corrêa, ao frisar que o programa atende à Lei Distrital nº 6.112/18.
Mais segurança no trabalho
Ao final da apresentação, a equipe esclareceu dúvidas e ouviu avaliações dos participantes. “O encontro superou as minhas expectativas porque mostrou que temos apoio do Compliance do IGESDF. Esse tipo de auxilio é essencial para a gente lidar com os colaboradores e trabalhar com segurança”, avaliou Kellen Costa, gestora de Enfermagem da unidade de Hematologia e Neurologia, que coordena uma equipe 67 colaboradores.
O projeto Compliance em Foco teve início em maio deste ano e já passou pela Diretoria Executiva do IGESDF e pelas Superintendências do Hospital de Base (HB), do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) e das seis unidades de pronto atendimento (UPAS) – Ceilândia, Samambaia, Núcleo Bandeirante, Recanto das Emas, São Sebastião e Sobradinho. A segunda edição do projeto Compliance em Foco na Enfermagem do HRSM deve acontecer ainda em agosto, mas ainda sem dia definido.