Evento tem como objetivo debater a inserção a revolução tecnológica entre estudantes e profissionais da área –
Com a proposta de ampliar o debate sobre benefícios, riscos, novidades e aplicações de novas tecnologias em saúde, o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IGESDF) realiza o I Simpósio de Inovações Tecnológicas em Saúde.
O evento, que teve início nesta quinta-feira (22) e encerra nesta sexta-feira (23), no auditório do Centro Universitário de Brasília (UniCeub), conta com diversas palestras voltadas para estudantes e profissionais da área.
“O IGESDF é um complexo hospitalar formado por oito unidades – Hospital de Base (HB), Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) e seis Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Apoiamos esse projeto porque acreditamos que a inovação, a tecnologia e a telemedicina são essenciais no mundo contemporâneo para produzir resultados impactantes na vida da população”, afirmou o diretor-presidente do IGESDF, Francisco Araújo.
Durante o evento, o coordenador geral do simpósio e diretor de Ensino e Pesquisa do IGESDF, Everton Macedo, destacou que, para ele, o simples fato de fomentar esse debate já é inovar.
“Dialogar sobre esse assunto é de extrema importância porque as novas tecnologias fazem parte da nossa realidade. Podemos aliar essas ferramentas à proposição de soluções aos desafios diários na saúde pública do Distrito Federal”, concluiu.
Já o coordenador do evento e chefe da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), do Hospital de Base Julival Fagundes, lembrou que a tecnologia caminha a passos largos. “Estamos em um país continental e precisamos de ferramentas inovadoras para fornecer informações adequadas, diagnósticos mais precisos, fazer uma gestão mais inovadora”, disse.
EVENTO – Coordenado pelo setor de Educação Permanente do Hospital de Base (HB), o simpósio conta com a parceria do Instituto de Pesquisa e Ensino Médico (IPEMED) de Ciências Médicas, Hospital Brasília, além do UniCeub.
O simpósio é um evento multidisciplinar, voltado para os diferentes níveis de formação, para promover a discussão entre profissionais e estudantes de diversas áreas da saúde sobre os benefícios, riscos, novidades, aplicações, ensino e impactos da implementação de novas tecnologias na saúde.
O uso de novas tecnologias em saúde é uma realidade que se torna cada vez mais próxima. Sistemas de tomada de decisão baseada em inteligência artificial, aplicativos que facilitam o monitoramento do paciente.
Assim, surgiram as questões: “Como será o cuidado em saúde nos próximos anos?” “Qual é o cuidado que o paciente quer?”. Desse ambiente de ideias e incertezas, nasceu o projeto do “I Simpósio de Inovações Tecnológicas em Saúde”, que terá palestrantes conhecidos nacional e internacionalmente.
CONFIRA ABAIXO A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:
Texto: Ailane Silva/IGESDF
Fotos: Davidyson Damasceno