Responsáveis pelo transporte de pacientes, maqueiros terceirizados do Hospital de Base (HB) participaram de um treinamento nesta sexta-feira (11) para evitar o aumento de casos de infecção pelo novo coronavírus. A capacitação foi conduzida por um médico do trabalho e por um técnico de segurança.
Para não ter aglomerações, apenas cinco profissionais foram treinados hoje. Nos próximos dias, eles compartilharão o conhecimento com outros 54 colegas. “Vamos repassar para o restante da equipe. Estou muito feliz com a iniciativa, pois receber essas orientações é essencial para um trabalho seguro e eficiente”, afirmou a supervisora dos maqueiros, Lindimar Lago.
O treinamento reforçou a importância de medidas como o uso de máscara, a lavagem constante das mãos e o uso correto de equipamentos de proteção individual (EPIs).
A iniciativa foi promovida pelo Núcleo de Pessoas e Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt) em parceria com a Superintendência Operacional (Suope) do HB. A ideia é replicar esse treinamento a outros setores, como almoxarifado, hotelaria, manutenção predial, tecnologia da informação, nutrição, núcleo de arquivo e núcleo de humanização.
“O objetivo é preparar-se para uma possível segunda onda da pandemia. Vamos divulgar um cronograma para 2021, com todas as datas e grupos de colaboradores que serão atendidos”, garantiu Caio Oliveira Martines, gerente de Saúde, Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho do Iges-DF.
Cuidado com os trabalhadores
Desde o início da pandemia, o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF) promoveu diversas capacitações para profissionais de todas as áreas. Cerca de 9,5 mil colaboradores foram treinados com temas voltados ao uso de EPIs, paramentação, desparamentação e manejos clínicos, entre outros.
Segundo o superintendente operacional do Hospital de Base, Dayvson Franklin de Souza, o treinamento contínuo garante maior segurança em todas as unidades de saúde. “Essa parceria, na verdade, é até uma obrigação nossa de criar um ambiente de maior qualidade para os nossos colaboradores e, como resultado, ver os nossos pacientes com um melhor atendimento”, pontua.